Como uma empresa pode montar um time de marketing digital?

O estudo “Marketing Digital na AmĂ©rica Latina” revelou que o investimento em marketing digital na regiĂŁo em 2021 foi de mais de U$10 bilhĂ”es, e a expectativa para 2024 Ă© ultrapassar os U$15 bilhĂ”es. AlĂ©m disso, dentre as empresas pesquisadas, 10% investem mais de 60% do setor marketing somente no modelo digital.  

No Brasil, a aderĂȘncia ao marketing digital seguiu em uma crescente mesmo durante a pandemia de Covid-19. Segundo o Digital AdSpend 2021, do IAB Brasil, o aporte no virtual chegou a R$ 30 bilhĂ”es no Brasil, um crescimento de 27% em relação a 2020, primeiro ano da crise sanitĂĄria.

Na visão de Rafael Fernandes, c-level em marketing digital e fundador da Consultoria Escalade Digital, assessoria de marketing digital com foco em vendas, o marketing no ambiente on-line é uma peça-chave para uma empresa que busca crescer e se estabelecer no mercado.

“Em 2022, as vendas on-line ultrapassam as presenciais. Portanto, nĂŁo investir em marketing digital Ă© perder uma parte significativa de negĂłcios”, afirma, citando dados de um levantamento feito pela Folha de S.Paulo que revelam que mais da metade das vendas de trĂȘs das maiores varejistas do paĂ­s sĂŁo feitas no ambiente virtual.

Nesse panorama, segundo Rafael Fernandes, muitos empresĂĄrios desejam iniciar ou ampliar os seus investimentos em marketing digital, mas desconhecem a maneira como pode ser montada uma equipe para tal propĂłsito.

“Um time de marketing digital vai alĂ©m da mĂ­dia, um squad completo tem profissionais de BI (Business Intelligence), CRM (GestĂŁo de Relacionamento com o Cliente, em portuguĂȘs), conteĂșdo, design, mĂ­dia e tecnologia”, explica.

Para o empresĂĄrio, tambĂ©m vale destacar que o time de marketing digital pode ser terceirizado, via agĂȘncia, ou contratado dentro do negĂłcio. “Isso varia muito de acordo com o porte e o investimento da empresa”, afirma.

A seguir, o founder da Consultoria Escalade.Digital destaca os principais diferenciais do investimento em marketing digital:

  1. Mensuração – Em campanhas digitais, Ă© possĂ­vel acompanhar o resultado das campanhas em tempo real e fazer melhorias durante a execução com base nos dados gerados;
  2. Segmentação – Em campanhas digitais, a dispersĂŁo do target Ă© baixa em relação Ă s mĂ­dias off-line. “Ou seja, Ă© possĂ­vel falar somente com o seu pĂșblico-alvo baseado no perfil demogrĂĄfico ou nos interesses”, explica Rafael Fernandes.
  3. Custos – “Os custos das campanhas digitais sĂŁo muito menores em comparação Ă  mĂ­dia off-line. “É possĂ­vel investir R$ 100 em uma campanha no YouTube e o pagamento ainda estar associado a algum resultado, como cliques, acessos ao seu site ou visualização completa no vĂ­deo”, exemplifica. 

Para mais informaçÔes, basta acessar: http://escalade.digital/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!