Maio é marcado por queda histórica no número de homicídios no Rio Grande do Sul

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública

CLIQUE AQUI e receba as notícias no WhatsApp

O mês de maio foi marcado por quedas históricas dos índices de mortes violentas no Rio Grande do Sul. Além da redução de feminicídios e latrocínios, o mês passado também registrou o menor número de homicídios, desde 2010. Os índices foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Números históricos

Desde 2010, o Rio Grande do Sul não fechava um mês com saldo de homicídios tão baixo. Em maio deste ano, foram 106 vítimas, queda de 20% em relação a maio de 2022.

Segundo dados da SSP em setembro de 2020 o estado registrou 112 homicídios. Já em Porto Alegre, a tendência de queda também foi observada, com 12 casos, totalizando uma redução de 8% em relação a maio de 2022.

“A diminuição dos homicídios é reflexo de um planejamento tático, operacional e de inteligência, que vem sendo realizado de forma integrada com todas as vinculadas da Segurança. Através do monitoramento diário das manchas criminais, ações ostensivas são realizadas e investigações aprofundadas, resultando em prisões qualificadas e na apreensão de armas e drogas. Nossa estratégia é enfraquecer o crime organizado com a prisão das principais lideranças provocando a asfixia financeira. Seguiremos realizando estas ações e trabalhando pelo fortalecimento de todo sistema que envolve a segurança pública, assim como a adoção das políticas transversais que marcam o programa RS Seguro”, destaca o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

Reforço na ponta

Além de aumentar o efetivo policial, a SSP também realizou a entrega de mais de cem viaturas para os agentes na ponta, garantindo o patrulhamento ostensivo, com pelo menos uma viatura, em cada um dos 497 municípios gaúchos. Também foram realizados investimentos em tecnologia e inteligência, além do chamamento de 1,3 mil novos servidores para a área da segurança pública, entre brigadianos, policiais civis, bombeiros e policiais penais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!