Nova Santa Rita inaugura a UBS Maria José

Obra atenderĂĄ cerca de trĂȘs mil pessoas e proporcionarĂĄ um serviço mais humanizado e completo aos(as) pacientes

CLIQUE AQUI e receba as notĂ­cias no WhatsApp

A Prefeitura de Nova Santa Rita, atravĂ©s da Secretaria de SaĂșde, inaugurou na manhĂŁ desta segunda-feira (12), a nova unidade de saĂșde do municĂ­pio, a Maria JosĂ©, localizada no bairro Caju. Uma obra iniciada pelo governo municipal em janeiro de 2019, na gestĂŁo da prefeita Margarete Simon Ferretti, atravĂ©s de projeto do MinistĂ©rio da SaĂșde e com recursos de cerca de R$ 1 milhĂŁo, destinados atravĂ©s de emenda parlamentar do deputado federal Dionilso Marcon.

O prefeito Rodrigo Battistella afirmou que o serviço atenderĂĄ a regiĂŁo do bairro Caju, que fica localizada entre os loteamentos Maria JosĂ© e Parque das Rosas. “A unidade de saĂșde serĂĄ responsĂĄvel pelo atendimento de saĂșde primĂĄria para cerca de trĂȘs mil pessoas, e contarĂĄ com consultĂłrio mĂ©dico, odontolĂłgico, consultĂłrio de enfermagem, sala de vacinas e linha completa de atendimento primĂĄrio”.

Motivo de orgulho da gestĂŁo, a ideia Ă© que a nova unidade seja referĂȘncia em atendimento e acolhimento. “O espaço Ă© amplo, aconchegante, as salas e os equipamentos sĂŁo novos, a equipe estĂĄ treinada e motivada para receber os(as) pacientes. Estamos muito felizes em proporcionar esse serviço para nossa rede, estamos aqui para cuidar da vida das pessoas”.

O diretor de SaĂșde, Brayan Freitas, disse que o empreendimento era um anseio antigo da comunidade que vive na regiĂŁo e, antes desta inauguração, era atendida em outras duas unidades. “O serviço, que abriu as portas nesta segunda-feira, leva mais qualidade de vida para toda a população”. JĂĄ o secretĂĄrio Clovis Schmitz salienta que o espaço desafogarĂĄ os postos do Centro e do Berto CĂ­rio, atualmente, os maiores do municĂ­pio. “Nosso planejamento aponta que sejam atendidas cerca de 1.500 usuĂĄrios do Centro, 800 da Pedreira e outros cerca de 700, ao menos, dos arredores, alĂ©m da demanda local. É mais comodidade, conforto e agilidade no acolhimento.”

Participaram do ato, o deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), o vice-prefeito, Toninho Pfeil; o presidente da CĂąmara de Vereadores, Rodrigo Aveiro, o Pedal; os(as) vereadores(as) AndrĂ©ia Margarete, professora IĂȘda Bilhalva, DĂ©bora da Causa Animal, Paulinho da AmbulĂąncia e Silvio Motorista da AmbulĂąncia, alĂ©m da equipe tĂ©cnica da Secretaria de SaĂșde, colaboradores(as), integrantes do governo e comunidade.

Prefeitura homenageia familiares de Maria José

A unidade de saĂșde leva o nome de Maria JosĂ© devido a Maria JosĂ© Almeida da Silveira que, se estivesse viva, no prĂłximo dia 20 de junho, 102 anos. Ela morreu em agosto de 1980, aos 59 anos, mas a sua histĂłria Ă© respeitada atĂ© hoje.
Carinhosamente, era chamada de “santa”, por ser uma pessoa querida e sempre preocupada em fazer o bem a todos e todas, sem distinção. Nascida na localidade, ficou orfĂŁ da mĂŁe ao nascer. O pai, entĂŁo, Serafim Oliveira, com auxĂ­lio da irmĂŁ, Maria EudĂłxia, assumiu a sua criação e de outros quatro irmĂŁos, todos falecidos.

Ao longo dos anos, levou uma vida simples e solidĂĄria, nunca se casou e nem teve filhos. Representando a histĂłria da cidadĂŁ de Nova Santa Rita, participaram do momento a sobrinha, Carmem LĂșcia Vasconcellos Silveira; o sobrinho Luiz RogĂ©rio de Souza e Adelino Machado, casado com a sobrinha de Maria JosĂ©, a Maria da Conceição Machado. Todos receberam uma homenagem da prefeitura e participaram da solenidade.

InclusĂŁo religiosa

Pela primeira vez na histĂłria de Nova Santa Rita, a benção da nova unidade de saĂșde do municĂ­pio contou com uma benção especial. Ao lado do pĂĄroco da comunidade catĂłlica, o padre Leonardo Reichert, a cacique da Umbanda, Roselane da Silveira Santos, fez uma oração para desejar saĂșde aos(as) profissionais e sucesso na Unidade BĂĄsica de SaĂșde Maria JosĂ©.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!