FamĂ­lias recebem escrituras de casas em Canoas

O processo de regularização dessas åreas teve início em 2011

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

Nesta sexta-feira (23), durante as atividades da Semana de Canoas, em alusão aos 84 anos da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), entregou 107 matrículas de regularização fundiåria de loteamentos dos bairros Guajuviras e Estùncia Velha. O ato ocorreu no Ginåsio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Wurth (Caic) e contou com a presença de moradores, lideranças comunitårias e representantes do município.

As famílias receberam o documento referente aos loteamentos Carlos Drummond de Andrade (Brehm), Cheiro da Terra, Comtel, Dona Rafaela, MQ1B, MQ2, Nova Nancy Pansera, PÎr do Sol, São Miguel, Sete de Outubro e Sul América. O processo de regularização dessas åreas teve início em 2011, e são lotes considerados aptos ao encaminhamento de suas titulaçÔes junto ao Município.

O prefeito Jairo Jorge salientou que Canoas tem um compromisso com a regularização fundiĂĄria. “Se nĂŁo Ă© a cidade que mais fez regularizaçÔes, somos uma das que mais realizou esse serviço para a população. Nossa prioridade Ă© a habitação, eu me alegro em ter entregue unidades habitacionais e matrĂ­culas de lotes para os canoenses. Hoje as pessoas nĂŁo tĂȘm mais receio de perder a casa, de nĂŁo ter um lugar para morar. Hoje as pessoas sĂŁo proprietĂĄrias das suas casas”, destacou.

A moradora Elisandra Veiga Bittencourt, 41 anos, moradora do loteamento SĂŁo Miguel, no bairro Guajuviras, foi uma das primeiras a receber o documento e estava radiante por contar agora com segurança habitacional. “Estou muito feliz, pois sĂŁo 24 anos de espera, e agora posso dizer que Ă© meu terreno, que moro na minha casa”, afirmou.

O secretĂĄrio da SMDUH, Daniel Leite, reforçou que a entrega do documento Ă© a garantia de um direito bĂĄsico de tantas famĂ­lias, que Ă© o direito Ă  moradia. “SĂŁo 107 matrĂ­culas que legitimam e reconhecem histĂłrias de vida e de luta de ĂĄreas que foram ocupadas. Hoje, de direito, estamos entregando o tĂ­tulo de propriedade para essas famĂ­lias que tanto lutaram por melhorias em suas ĂĄreas”, ressaltou.

Em Canoas, são mais de 13 mil lotes que se encontram regularizados ou em processo de regularização. Atualmente, o município conta com 21 åreas consideradas regularizadas e 27 em processo de regularização. Nos próximos meses, o objetivo é que outros loteamentos recebam suas matrículas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!