Dicas de como aproveitar as férias e economizar

Com o recesso de julho chegando, especialista traz recomendações de como aproveitar este período sem comprometer o orçamento

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

As férias de julho estão chegando; como de costume, muitas famílias aproveitam esse período para viajar e se divertir. No entanto, os gastos com entretenimento podem interferir no orçamento doméstico e, diante dessa realidade, diversas pessoas têm buscado alternativas mais acessíveis para aproveitar a pausa da escola ou do trabalho.

“Vale ressaltar que a redução de gastos não precisa significar a eliminação completa dessas atividades, sendo possível optar por opções baratas e não deixar de lado os momentos de diversão”, orienta Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.

É preciso ter em mente também que o planejamento financeiro das férias não diz respeito somente ao momento que antecede a viagem. No retorno, é importante realizar um balanço de todos os custos e verificar se o orçamento foi cumprido. “Em caso de consumo excessivo, é necessário se organizar para quitar as dívidas o mais breve possível, o que permitirá uma melhor preparação financeira das futuras viagens”, continua Thaíne.

Assim, para evitar o endividamento e garantir uma viagem com menos custos, sem abrir mão do lazer, a especialista listou algumas dicas de como economizar e tirar a preocupação financeira desse momento. Confira:

Planeje com antecedência

Com tempo para pesquisar, é possível encontrar boas promoções em passagens aéreas, diárias de hotéis e outras opções de hospedagem. Além disso, reservar com antecedência permite o parcelamento dos custos, o que ajuda a evitar despesas inesperadas e a colocar as finanças em ordem antes mesmo de iniciar a viagem. Essa estratégia é especialmente vantajosa em períodos de alta temporada, quando os preços costumam ser elevados.

Estabeleça o orçamento

É recomendado planejar com antecedência o quanto se pode gastar, definindo um orçamento realista e que não afete outras despesas prioritárias. Uma dica para economizar durante a excursão é pesquisar bem antes de fechar qualquer negócio, buscando sempre as melhores ofertas em hospedagem, alimentação e passeios turísticos. Também é válido evitar gastos desnecessários e compras impulsivas, controlando as despesas diárias.

Alugue uma casa

Aluguéis por temporada podem ser uma ótima opção, especialmente se a família for grande. Em vez de pagar a diária de um hotel, uma casa pode sair mais barata e ainda oferece espaço e conforto a todos os viajantes. Além disso, permite que as despesas sejam divididas entre todos os ocupantes, o que diminui ainda mais o valor gasto na hospedagem. Ter uma cozinha à disposição também permite cozinhar e promover verdadeiros banquetes gastronômicos em família, ajudando a economizar com as refeições fora.

Façam passeios gratuitos pela cidade

Para evitar gastos excessivos e aproveitar ao máximo a experiência, uma dica valiosa é pesquisar por locais de baixo custo ou até mesmo gratuitos antes de montar o cronograma da viagem. Existem diversas opções de turismo que não exigem grandes investimentos financeiros, como parques e praças públicas, museus gratuitos, eventos culturais da cidade, entre outras atrações. Além disso, muitas cidades oferecem uma city tour a pé ou de bicicleta, que são uma excelente maneira de conhecer melhor o local sem grandes custos.

Evite trocar dinheiro em aeroportos

Geralmente, aeroportos têm uma taxa elevada de câmbio devido à conveniência e ao fato de terem menos concorrência. O ideal é ir até uma casa de câmbio fora do terminal, em locais como hotéis, bancos ou no centro da cidade de destino. No entanto, é importante pesquisar previamente as opções de casas de câmbio no destino e comparar as taxas oferecidas por cada uma delas, para se certificar do melhor custo-benefício.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!