CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
A 5ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (5ª DHPP) de Porto Alegre deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a Operação ‘Insanus Agmen’. O objetivo é combater homicídios e o crime organizado na Zona Norte de Porto Alegre. A Brigada Militar (BM) também participa da ação.
Estão sendo cumpridos 22 ordens judiciais. Destas, sete são de prisão preventiva e 15 são mandados de busca e apreensão.
Investigação
De acordo com o delegado Daniel Queiroz, que coordena a ofensiva, os alvos da ofensiva são vinculados a uma organização criminosa que atua no bairro Rubem Berta e realizam uma espécie de tribunal do crime. Eles, segundo a polícia, executavam punições contra moradores da região.
Os policiais apuraram que as punições eram, na prática, situações de extrema agressividade e violência para amedrontar os moradores.
“A investigação teve início em 18 de maio deste ano, quando a vítima deu entrada no hospital com diversos ferimentos graves, ainda com vida, indicando que havia sido espancada.” Pouco mais de 15 dias após esse fato, novamente, e nos mesmos moldes, outra vítima foi espancada, porém, desta vez veio a óbito no local”, destaca Queiroz.
Adolescentes no crime
Nos dois meses de investigação, os policiais identificaram 13 agressores. Destes, seis são menores de idade.