30.4 C
Canoas
23 de fevereiro de 2025

Expointer 2023 conta com 3.480 animais de argola inscritos

Seguindo uma tendência dos últimos anos, os ovinos aumentaram sua participação em quase 10%

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp 

A 46ª Expointer está com as inscrições encerradas para os animais de argola, que vão a julgamento. Nesta edição, 3.480 animais foram inscritos a participar da feira, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A inscrição dos rústicos se encerra em 10 de agosto.

Seguindo uma tendência dos últimos anos, os ovinos aumentaram sua participação em quase 10%, com 980 animais inscritos, de 15 raças diferentes e suas variações coloridas. Uma delas estreia oficialmente na Expointer esse ano, com a inscrição de um exemplar: a Merino Australiano Naturalmente Colorido.

Outra raça debuta nas pistas da Expointer, desta vez entre os caprinos: a Savana, com aptidão para corte, originária da África. São dois exemplares inscritos.

Haverá, também, o retorno de uma raça de asininos, após 34 anos sem passar pelo Parque de Exposições Assis Brasil: o jumento Pêga, com dez inscritos. “A última participação deles foi na Expointer de 1989. Desta vez não haverá julgamento, apenas apresentação da raça na pista. A intenção dos expositores é estimular a participação, para que futuramente haja julgamento”, explica o comissário-geral da Expointer, Pablo Charão.

Para a comemoração de seus 45 anos, a Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) resolveu transformar a Expointer num grande palco de celebrações: a inscrição de bubalinos para esta edição registrou 60 exemplares, a maior participação em 20 anos. “Desde 2004 a Expointer não contava com mais de 50 exemplares de bubalinos, naquele ano foram 51 inscritos”, informa Pablo.

Sem aves e pássaros

Devido às restrições impostas pelo estado de emergência zoossanitária por causa da influenza aviária, este ano não haverá participação de aves e pássaros na Expointer, o que causou uma redução já esperada no número total de inscrições, no comparativo com a edição anterior. “Analisando as inscrições de 2022 e 2023, se desconsiderarmos aves e pássaros, observamos que o número de inscritos se manteve estável”, avalia Charão.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!