Criminosos que aplicam golpe do empréstimo consignado são alvos da Polícia Civil em Canoas

Operação contou com a colaboração de policiais do Rio Grande do Sul e do Ceará

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Uma investigação conjunta entre as polícias do Ceará e do Rio Grande do Sul desmantelou nesta quinta-feira (10), uma quadrilha de golpes relacionados a empréstimos consignados, em que a base estava em Canoas. Iniciada após uma denúncia de um servidor público em Juazeiro do Norte, Ceará, a investigação revelou que diversas vítimas foram lesadas por essa quadrilha do sul do país.

Policias Civis de ambos os Estados trabalharam em conjunto, confirmaram a localização da base da quadrilha em Canoas, além de suspeitos em Porto Alegre e Gravataí. A operação conjunta, chamada “Operação Lucas 12”, resultou em 18 mandados de prisão e 19 de busca nas três cidades, perseguindo indivíduos suspeitos de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O golpe

A quadrilha operava aplicando golpes de empréstimos falsos, direcionados principalmente a aposentados, servidores públicos e até mesmo um policial federal de São Paulo, usando táticas como ligação automática e promessas de empréstimos consignados.

Os criminosos não quitavam as dívidas anteriores das vítimas, mas sim realizavam novos financiamentos em seus nomes.

A quadrilha desmantelada praticava um crime eletrônico sofisticado, conforme imvestigações da Polícia Civil do Ceará. Os criminosos operavam por meio de empresas de fachada, enganando as vítimas com promessas de juros mais baixos e opções de reembolso.

Geravam mais dívidas para as vítimas

Eles se aproveitaram da portabilidade de dívidas, aparentemente para ajudar as vítimas a obter melhores condições, mas na realidade, estavam gerando novas dívidas no nome das pessoas lesadas. Assim, em vez de se livrarem das dívidas, as vítimas estavam envolvidas em novos empréstimos sem o seu conhecimento, gerando mais lucros ilícitos para os criminosos.

VEJA MAIS NOTÍCIAS

FACÇÃO PERDE MAIS DE R$ 3 MILHÕES EM CANOAS

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!