Especialista dá dicas de cortes para o churrasco do Dia dos Pais

O prato é o mais cotado para o almoço do domingo, 13 de agosto

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Tradição aos domingos, o churrasco é também a preferência dos gaúchos para celebrar o dia dos pais em 13 de agosto. Se a ideia for tirar o paizão do comando da churrasqueira, é preciso saber que, para preparar a carne, temperar e escolher os acompanhamentos, alguns conhecimentos básicos podem fazer a diferença. Por isso, o gerente nacional de Operações Carne Fresca do Fort Atacadista, Elton Martins, separou dicas essenciais para agradar não só o pai, mas toda a família. Quem for neste sábado, 12 de agosto, para a unidade do Fort em Canoas – na Avenida Farroupilha, 4803 -, além da carne e dos insumos para o almoço de domingo, vai encontrar também música com a dupla sertaneja Mateus Henrique e Adriano.

Conheça o passo a passo de um bom churrasco

O primeiro passo para o preparo de um bom churrasco é conhecer um pouco os cortes de carne ideais para não fazer feio e marcar aquele gol de placa na hora de assar. Entre os cortes mais populares estão o filé mignon, a picanha, a maminha, e o preferido dos gaúchos, a costela. “Em nosso açougue, além desses cortes tradicionais e nobres, temos o filé americano e a alcatra com osso. Para um bom churrasco, esse é o caminho”, aponta Martins.  Em Canoas, os clientes também encontram o Cantinho do Churrasco, com pão de alho, queijo coalho e outros itens indispensáveis para preparar um almoço delicioso.

Entre os cortes especiais, o filé americano é o corte do traseiro, cortado na horizontal contempla, assim, quatro cortes em uma única fatia: o coxão mole, o patinho, o coxão duro e o lagarto ou tatu, como também é conhecido no Sul. Esse é o famoso bife dos Flintstones. Já a alcatra com osso também segue o conceito do filé americano, cortada na horizontal compreendendo a maminha, a picanha e o filé mignon, além da própria alcatra, tudo em um único corte.

Depois de escolher a carne, é hora da magia dos temperos. Esse é um item que pode variar de acordo com o paladar de cada um. Elton reforça que não há um tempero certo, porém algumas combinações podem tornar a carne mais saborosa. O sal grosso, por exemplo, é tradicional. “Dá para usar um sal de parrilha, uma flor de sal, ou seja, variações do sal. Apenas com o sal você vai conseguir desfrutar do sabor real da carne”, complementa.

Outra aposta é usar um molho chimichurri, que é a mistura dos temperos com azeite, bastante manjericão fresco, alecrim, “que são ervas que vão ressaltar o aroma, e no churrasco você pode usar em um corte alto, com ele feito ao ponto. Isso vai tornar a experiência bem agradável”, diz. Se a opção for uma carne suína, a mistura convencional de sal com limão já basta para acertar. Quem quiser ousar ainda mais, a dica é usar mostarda com uma pequena colher de shoyu, combinação perfeita para costela ou corte de grelha.

Um churrasco saboroso pede também acompanhamentos certos, como a farofa e a maionese de batata e até aquele irresistível abacaxi caramelizado no espeto.

Desta forma, não há como errar na hora de preparar e servir. Mas é preciso planejar uma quantidade ideal para não faltar para ninguém. Martins explica que a média tradicional leva em consideração o consumo de 350 gramas de carne por pessoa. Somando os acompanhamentos, certamente a celebração será um sucesso. E se sobrar, nada como um bom carreteiro no domingo à noite ou no dia seguinte.

No Açougue Carne Fresca do Fort, é possível encontrar todos os cortes prontos para o preparo. No local, são oferecidas opções de cortes de carnes fracionadas e em bandejas, em um expositor moderno e diferenciado, e com preços competitivos. Em formato ‘aquário’, ele permite ao cliente acompanhar com mais transparência o trabalho dos açougueiros e comercializa mais de 47 cortes de carnes nobres e frescas (não maturadas) em porções fracionadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!