Família resgata gato-maracajá em Canoas

O animal foi levado ao MiniZoo

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) está com um novo morador. Na última sexta-feira (11), a equipe recebeu um filhote de gato-maracajá (Leopardus wiedii). Por conta de uma osteodistrofia, um mau desenvolvimento dos ossos, o bichinho não poderá ser devolvido à natureza, tendo que permanecer no plantel do Zoo. Agora, o animal ainda vai passar por observação e tratamento, antes que esteja disponível para visitação do público.

O filhote estava sob cuidados da Universidade Federal de Passo Fundo. De acordo com relatos, o bichinho havia sido encontrado por uma família do município, que pensou se tratar de um animal doméstico. Ele ficou alguns dias recebendo manejo e alimentação incorreta, o que acarretou em alguns problemas intestinais.

“Por enquanto, ele vai continuar na sala de filhotes, até se adaptar à questão de alimentação e temperatura. Depois que levarmos ele para algum dos nossos recintos aqui no setor extra, vamos deixá-lo em quarentena, para ver como será o comportamento e a adaptação ao ambiente. Passando por essa etapa e tendo um porte físico maior, aí sim ele será levado para o plantel, podendo ser visto pelo público”, explica a veterinária do MiniZoo, Isadora Favreto.

Sobre a espécie

O gato-maracajá tem olhos e patas grandes e uma cauda longa. O felino é encontrado em quase todo o Brasil, tendo como habitat preferido as matas densas. Também conhecido como gato-do-mato, ele caça à noite sem a companhia de outros animais. A caça feita por criadores de animais domésticos e o desmatamento colocam a espécie em risco grave de extinção.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!