15.5 C
Canoas
01 de junho de 2025

BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Projeto que prevê seguranças armados em escolas e creches de Canoas é aprovado na Câmara

Proposta também prevê a instalação de câmeras de segurança.

Os vereadores de Canoas aprovaram na sessão desta quinta-feira, 24, o projeto de lei, de autoria do vereador Abmael Almeida (Solidariedade), que prevê a utilização de seguranças armados em escolas e creches da cidade. A proposta é uma resposta aos recentes e acontecimentos de ataques em instituições de ensino pelo país, sobretudo após a tragédia ocorrida recentemente em Blumenau, Santa Catarina, onde quatro crianças foram mortas e outras cinco ficaram feridas após um ataque a uma creche.

O vereador Abmael Almeida ressaltou a importância de reforçar a segurança nas instituições educacionais de Canoas. Ele observou que, embora a cidade possa ser considerada pacífica, não está imune a possíveis ataques similares e que dados indicam que aproximadamente metade dos ataques a escolas são realizados por alunos ou ex-alunos, destacando a necessidade de um cuidado especial.

O projeto institui o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino, estabelecendo uma série de protocolos de prevenção, identificação e ação diante de possíveis ameaças. Entre as medidas propostas estão:

A presença de pelo menos um vigilante ou guarda armado nas escolas e creches durante o período escolar, com a possibilidade de aumentar esse número conforme a necessidade de cada instituição.

A instalação de câmeras de videomonitoramento em locais estratégicos, tais como entradas, pátios e salas de aula, com gravação das imagens por um mínimo de 60 dias.

Treinamento anual para 80% dos funcionários das escolas voltado à conscientização e identificação de problemas relacionados à saúde mental dos alunos, bem como abordagens pedagógicas para prevenção de comportamentos agressivos.

Elaboração de relatórios anuais sobre ocorrências de violência nas escolas, a serem compartilhados com as Secretarias Municipais de Educação e Segurança Pública.

O projeto prevê ainda a formação de equipes de trabalho nas Associações de Pais e Professores, encarregadas de atuar em situações de emergência e contribuir para a implementação de medidas preventivas de segurança.

A direção das escolas, juntamente com as equipes de trabalho e as guarnições da Rede de Segurança Escolar, realizarão treinamentos conjuntos mensais e simulações semestrais surpresa para aprimorar a resposta a situações de emergência.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

Primeira Igreja Luciferiana será inaugurada no Brasil

Primeira Igreja Luciferiana será inaugurada no Brasil

A primeira Igreja Luciferiana será inaugurada no Brasil; Veja na reportagem completa a seguir onde e mai detalhes
Vacinação contra dengue começa na próxima segunda em Canoas

Vacinação contra dengue começa na próxima segunda em Canoas; Veja onde

Começa na próxima segunda-feira a vacinação contra a dengue em Canoas; Veja os locais disponíveis na reportagem a seguir
Ritual da Cacau Show: entenda a denúncia de ex-funcionários

Ritual da Cacau Show: entenda a denúncia de ex-funcionários

Entenda a denúncia contra a Cacau Show e como aconteceriam esses "rituais místicos", segundo ex-funcionários da famosa marca de doces
Casal é morto a tiros dentro de carro

Casal é morto a tiros dentro de carro

Um casal foi morto a tiros dentro de um carro em Barros Cassal, no Norte do Rio Grande do Sul; Veja detalhes a seguir
Nova função no Nubank promete aumentar limite de crédito

Nova função no Nubank promete aumentar limite de crédito

O Nubank lançou recentemente uma ferramenta para trazer mais transparência ao processo de concessão de crédito