BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Projeto que prevê seguranças armados em escolas e creches de Canoas é aprovado na Câmara

Proposta também prevê a instalação de câmeras de segurança.

Os vereadores de Canoas aprovaram na sessão desta quinta-feira, 24, o projeto de lei, de autoria do vereador Abmael Almeida (Solidariedade), que prevê a utilização de seguranças armados em escolas e creches da cidade. A proposta é uma resposta aos recentes e acontecimentos de ataques em instituições de ensino pelo país, sobretudo após a tragédia ocorrida recentemente em Blumenau, Santa Catarina, onde quatro crianças foram mortas e outras cinco ficaram feridas após um ataque a uma creche.

O vereador Abmael Almeida ressaltou a importância de reforçar a segurança nas instituições educacionais de Canoas. Ele observou que, embora a cidade possa ser considerada pacífica, não está imune a possíveis ataques similares e que dados indicam que aproximadamente metade dos ataques a escolas são realizados por alunos ou ex-alunos, destacando a necessidade de um cuidado especial.

O projeto institui o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino, estabelecendo uma série de protocolos de prevenção, identificação e ação diante de possíveis ameaças. Entre as medidas propostas estão:

A presença de pelo menos um vigilante ou guarda armado nas escolas e creches durante o período escolar, com a possibilidade de aumentar esse número conforme a necessidade de cada instituição.

A instalação de câmeras de videomonitoramento em locais estratégicos, tais como entradas, pátios e salas de aula, com gravação das imagens por um mínimo de 60 dias.

Treinamento anual para 80% dos funcionários das escolas voltado à conscientização e identificação de problemas relacionados à saúde mental dos alunos, bem como abordagens pedagógicas para prevenção de comportamentos agressivos.

Elaboração de relatórios anuais sobre ocorrências de violência nas escolas, a serem compartilhados com as Secretarias Municipais de Educação e Segurança Pública.

O projeto prevê ainda a formação de equipes de trabalho nas Associações de Pais e Professores, encarregadas de atuar em situações de emergência e contribuir para a implementação de medidas preventivas de segurança.

A direção das escolas, juntamente com as equipes de trabalho e as guarnições da Rede de Segurança Escolar, realizarão treinamentos conjuntos mensais e simulações semestrais surpresa para aprimorar a resposta a situações de emergência.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

dengue em canoas

Dengue em Canoas: Prefeitura pede que Ministério de Saúde mude critério e mande vacinas...

A Prefeitura de Canoas encaminhou nesta sexta-feira (26) um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mudanças nos critérios para distribuição das vacinas contra a dengue. O município pede que seja levado em conta o número de casos confirmados e o de óbitos.
BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverá vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleições municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na última quarta-feira (24). A certeza de ambos é que Bolsonaro terá atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleições para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto é o novo líder do governo Jairo Jorge na Câmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Câmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital Universitário (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos são do gabinete do Senador Hamilton Mourão (Republicanos).
error: Conteúdo protegido!