CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
A região leste do Rio Grande do Sul, que compreende a região de Canoas, está sob alerta meteorológico devido à previsão de chuva intensa, ventos fortes e possíveis quedas de granizo. A Sala de Situação do governo do Estado, coordenada pela Defesa Civil e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), emitiu o alerta de tempo severo para as áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste nesta quinta-feira (7).
As instabilidades são resultado de uma área de baixa pressão atmosférica e do fluxo de umidade da Amazônia, que está afetando especialmente a metade Sul do Estado.
Instabilidade avançando
Segundo a meteorologista Vanessa Gehm, uma frente fria avançará pela fronteira com o Uruguai, aumentando as instabilidades e se espalhando para as demais áreas da metade Norte entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira. Os volumes de chuva variam entre 50 e 75 mm/dia em diversas regiões, podendo atingir até 120 mm/dia no Sul e em parte da Campanha. Temporais não são descartados na Região dos Vales.
Chuvas vem e vão
Na madrugada da próxima sexta-feira (8), as instabilidades persistirão nas regiões Norte, Nordeste, Vales e Leste devido ao avanço da frente fria, com acumulados em cerca de 40 a 60 mm/dia e possíveis 75 mm/dia nos Vales e no Leste.
O tempo voltará a ficar estável ao longo do dia, mas as chuvas podem retornar em parte do Estado durante a noite. A tendência é que os temporais e as chuvas intensas retornem à metade Sul na próxima segunda-feira (11).