CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
O nível do Rio dos Sinos em Canoas baixou mais de 50 centímetros desde sexta-feira (8) à noite, com base nas marcações manuais que estão sendo realizadas pelo Escritório de Resiliência Climática (Eclima) com apoio do Corpo de Bombeiros. A medição tem sido realizada de forma manual em virtude de o sistema de nivelamento das águas na Praia do Paquetá não estar funcionando por causa dos detritos que atingiram o equipamento, o que impossibilita ter uma medição exata do local.
De acordo com o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow, a equipe segue em alerta e monitora a região. “Se seguir nessa perspectiva de continuar baixando, acreditamos que até terça-feira o Rio dos Sinos possa ter retornado para o leito”, destacou.
Nos últimos dias, o equipes se mantiveram no local para dar todo o suporte para as famílias da Praia do Paquetá e Rua da Barca. Foram doados alimentos, água potável e assistência aos moradores. A cidade não conta com nenhuma família em abrigos. Em caso de necessidade, as famílias serão recebidas nos ginásios das escolas Thiago Wurth e Paulo VI, que estão preparados e à disposição de eventuais desalojados.