Prefeitura de Canoas alerta para ciclone e grande quantidade de chuva nas próximas horas

São esperados ventos fortes e muita chuva

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A partir desta terça-feira (12), o município de Canoas vai enfrentar um aumento na instabilidade climática. O Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas alerta que um ciclone extratropical se formará no oceano Atlântico, próximo ao Rio Grande do Sul, entre a próxima quarta (13) e quinta-feira (14), resultando em chuvas intensas e um maior risco de temporal no Estado.

Muita chuva

Em Canoas, espera-se volumes significativos de chuva, levando ao potencial de alagamentos, juntamente com a possibilidade de raios, granizo e rajadas de vento moderadas a fortes. O cenário mais crítico está previsto para quarta-feira, com acúmulos de chuva entre 50 a 100 milímetros em 24 horas.

Quando melhora?

Prevê-se que a melhoria nas condições climáticas ocorrerá somente a partir da próxima sexta-feira (15), quando uma massa de ar seco se deslocará pela cidade, causando uma grande oscilação na temperatura durante o dia.

Ventania já atingiu a região

Na noite da última segunda-feira (11) e na madrugada desta terça-feira (12), Canoas enfrentou fortes ventos que resultaram na queda de árvores na cidade. As rajadas atingiram velocidades de até 58 km/h na Base Aérea de Canoas e 60 km/h no bairro Estância Velha. Esses ventos foram causados pela passagem de uma frente fria na Região Metropolitana, que estava relacionada às altas temperaturas no início da semana.

Houve quedas de árvores, incluindo uma de grande porte na rua Ramiro Barcelos, próximo à Praça do Parque Universitário, no bairro São José. A Defesa Civil registrou ocorrências pontuais de quedas de vegetação em outros bairros, como Estância Velha, Harmonia, Mathias Velho e Niterói, mas não houve feridos.

Planos para situações críticas

Casos de emergência relacionados às fortes chuvas ou ventos podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A Guarda Municipal de Canoas atende pelo telefone 153. Já os transtornos em vias públicas podem ser comunicados à Diretoria de Trânsito, pelo 156.

Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) serão abertos para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!