CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
Um grupo criminoso responsável pela tele-entrega de drogas e comércio de armas de fogo em Porto Alegre foi alvo da Operação Terminalia na manhã desta sexta-feira (22). Quatro criminosos foram presos.
De acordo com o delegado Guilherme Dill, titular da 1ª Delegacia de Investigações do Denarc (1ª DIN), o grupo começou a ser investigado em outubro de 2022 após a prisão de dois traficantes no bairro Lami, na Zona Sul da Capital. Com o material apreendido, os agentes descobriram um esquema de tele-entrega que utilizava um bar como ponto de partida para a venda das drogas. Junto com outras ‘bocas de fumo’, os criminosos chegavam a movimentar quase R$ 100 mil por mês com os entorpecentes.
Além disso, os policiais também apuraram a participação de criminosos que estão no sistema prisional. De dentro da cadeia, a investigação descobriu que eles negociavam armas e munições para fortalecer a facção criminosa.
“A investigação está em estágio avançado, de modo que as medidas cautelares são necessárias para a conclusão do inquérito policial e demonstração de vínculos entre os indivíduos. A operação policial é o momento de concentração de recursos e de meios para atingir as finalidades dessa fase da investigação, que é coletar a materialidade delitiva e encontrar os investigados que possuem ordem de prisão em seu desfavor”, explica Dill.
Ofensiva
Os policiais cumpriram 18 ordens judiciais, sendo quatro ordens de prisão temporária, 11 mandados de busca e apreensão domiciliar e três bloqueios de contas bancárias.
Além disso, os policiais também cumpriram mandado de busca e apreensão e prisão de apenado recolhido junto à Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC).