Prefeitura de Canoas entrega óculos com inteligência artificial para alunos e professores cegos ou com baixa visão

O projeto contempla 11 alunos e seis professores

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Canoas entregou nesta segunda-feira (11) óculos com inteligência artificial para 11 alunos e seis professores cegos ou com baixa visão. O objetivo é garantir um ambiente escolar mais inclusivo.

Com acesso fácil, intuitivo e instantâneo, o produto é referência mundial para pessoas com deficiência visual. O dispositivo é ativado por voz e pode ler instantaneamente textos de livros, da tela de smartphones e reconhecer rostos, além de ser totalmente discreto e sigiloso, sem a necessidade de conexão com a internet.

Além do uso escolar, o equipamento auxilia no empoderamento, independência, inclusão, socialização e segurança das pessoas com deficiência visual. “Estes óculos representam uma importante e necessária aquisição para uso dos estudantes cegos ou com baixa visão. A escola é um espaço de inclusão, por isso, é fundamental garantirmos que todos os alunos tenham acesso às informações de forma mais qualificada, com tecnologia contemporânea e já referendada por usuários de diferentes lugares do mundo”, destaca a secretária de Educação, Beth Colombo.

Entre as funções do OrCam MyEye estão: identificação em tempo real de rostos por gênero e a gravação de até 150 faces, perfeitamente anunciadas; leitura instantânea de textos em qualquer superfície impressa ou digital, com controle e regulação de velocidade; leitura de código de barras; reconhecimento de produtos e cédulas de dinheiro; identificação de cores e tonalidades e a informação de data e hora apenas com a movimentação do pulso.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!