BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

“Faz doze anos que moro aqui no Paquetá e a água nunca subiu tanto”, alerta moradora de Canoas

Em torno de 90 famílias residem na Praia do Paquetá e a maioria resiste em sair do local.

A Defesa Civil de Canoas, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil, realizou a remoção de famílias da região da Praia do Paquetá na tarde desta segunda-feira (25).

Com a elevação do nível da água do Rio do Sinos, o grupo ingressou no local com embarcações para convencer os moradores a deixarem suas residências e irem aos abrigos disponibilizados pela Prefeitura. A maioria das famílias, porém, demonstrou resistência em sair. 

O trabalho teve o suporte de duas assistentes sociais da Administração Municipal. Em virtude do risco de acidentes com a rede elétrica, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido na tarde desta segunda-feira. Em torno de 90 famílias residem na Praia do Paquetá.

A Assistência Social faz o encaminhamento dos moradores ao ginásio da EMEF Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240), no bairro Mathias Velho. Em caso de necessidade, a estrutura da EMEF Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781), no bairro Fátima, também será aberto à noite para pessoas desabrigadas ou desalojadas.

A previsão de chuva e o temor do nível do rio subir mais fez Maria de Fátima da Silva aceitar a ajuda. Durante a tarde, ela deixou a casa junto com o marido e as três filhas, além do cachorro da família e um pássaro de estimação. “Faz doze anos que moro aqui no Paquetá e a água nunca subiu tanto. Sair à noite é mais perigoso e arriscado”, disse.

Desde o início das chuvas, as famílias do Paquetá optaram por ficar nas construções adaptadas para a rotina ribeirinha. Entretanto, a elevação observada e as previsões de mais chuva motivaram moradores a irem para casas de famílias. Maria de Fátima e seus familiares foram encaminhados pela Assistência Social ao ginásio da EMEF Thiago Würth, no Mathias Velho, um dos pontos disponibilizados pela Prefeitura. Em caso de necessidade, a estrutura da EMEF Paulo VI, no bairro Fátima, também será aberta à noite para receber pessoas desabrigadas ou desalojadas. 

Até às 18h, além da família de cinco pessoas, um idoso também foi conduzido para o ginásio. Os agentes da Defesa Civil atenderam ainda quatro senhoras que se deslocaram para a casa de familiares. Cinco casas foram encontradas vazias durante as rondas.   

 Alagamentos  

Alguns pontos da cidade ainda apresentam alagamento ou risco de inundação no começo desta semana. No bairro Mato Grande, a rua Antônio Wobeto foi bloqueada para o trânsito de veículos devido à presença de água na pista. Os volumes são provenientes do banhado Barreirão. A Prefeitura disponibilizou transporte coletivo aos estudantes e trabalhadores para trafegarem com destino às escolas e paradas de ônibus da região. O serviço inicia às 4h45 e segue até às 23h30.   

De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), a previsão do tempo indica chuva forte ao longo desta terça-feira (26). As precipitações serão ocasionadas devido à formação de um ciclone extratropical no oceano.

Abrigos 

Ginásio da EMEF Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) 

EMEF Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima)

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

dengue em canoas

Dengue em Canoas: Prefeitura pede que Ministério de Saúde mude critério e mande vacinas...

A Prefeitura de Canoas encaminhou nesta sexta-feira (26) um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mudanças nos critérios para distribuição das vacinas contra a dengue. O município pede que seja levado em conta o número de casos confirmados e o de óbitos.
BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverá vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleições municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na última quarta-feira (24). A certeza de ambos é que Bolsonaro terá atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleições para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto é o novo líder do governo Jairo Jorge na Câmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Câmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital Universitário (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos são do gabinete do Senador Hamilton Mourão (Republicanos).
error: Conteúdo protegido!