ASILO CLANDESTINO: Idosos são mantidos juntos com galinhas e porcos

Além de desidratação, os idosos apresentavam sinais de desnutrição e estavam em ambientes insalubres

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp 

A Polícia Civil resgatou dez pessoas de uma clínica geriátrica clandestina localizada na zona rural de Taquara, Vale do Paranhana, especificamente no bairro Santa Cruz da Concórdia, na última segunda-feira (2). A ação foi deflagrada após uma denúncia anônima e contou com a colaboração de agentes da Assistência Social e da Vigilância Sanitária do município.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Bom Jesus para avaliação médica e, conforme o delegado Valeriano Garcia Neto, “Possivelmente, alguns deles vão precisar de internação”. Entre os resgatados, duas pessoas são paraplégicas.

De acordo com informações da Polícia Civil, a clínica operava sem condições mínimas de higiene e sem água potável para consumo dos pacientes. A investigação revelou que o local estava há dois dias sem água potável. A água suja e esverdeada de uma piscina de fibra era utilizada para banhos, cozinha, e lavagem de roupas e roupas de cama.

Valeriano Garcia Neto, delegado responsável, descreveu o cenário encontrado como de “condições desumanas”. Além de desidratação, os idosos apresentavam sinais de desnutrição e estavam em ambientes insalubres, compartilhando o espaço com animais, como galinhas e porcos.

Uma trabalhadora da clínica informou aos policiais que, além de cuidar dos idosos, era responsável por tarefas domésticas, sem remuneração adequada. Ela também relatou a precariedade no fornecimento de alimentos, frequentemente restringindo-se a pão, e, às vezes, sem café disponível.

Os medicamentos eram armazenados de forma inadequada, e a alimentação era precária. O responsável pelo local não estava presente durante a ação policial e não se apresentou posteriormente. “Já foi identificado. Nas próximas horas será protocolado junto ao Poder Judiciário o pedido de prisão preventiva de dois indivíduos responsáveis por essa clínica clandestina”, declarou o delegado.

Fonte: Agora no Vale.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!