NOVA SANTA RITA: Semana da água discute saneamento básico

A programação segue até quarta-feira (11), com uma série de atividades, que incluem palestras e ações em escolas da rede municipal

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Nova Santa Rita deu início a Semana Municipal da Água, Proteção e Bem-Estar Animal, nesta segunda-feira (9), no auditório do Executivo. A programação segue até quarta-feira (11), com uma série de atividades, que incluem palestras e ações em escolas da rede municipal.

Neste ano, o tema do evento é “Saneamento para Todos”, uma iniciativa para destacar a importância dos quatro pilares do saneamento: abastecimento público, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. “Temos uma equipe que trabalha de forma árdua e que tem diversos desafios diários, principalmente em nosso município, que precisa equilibrar o crescimento e a sustentabilidade”. 

De acordo com o gestor, a preservação do meio ambiente passa pelas mãos de toda sociedade. “Temos um papel fundamental, que vai desde descartar o lixo de forma correta até a orientação de nossos filhos sobre a importância de cuidar do que temos”, salientou. Diante dos últimos fenômenos climáticos, Battistella lembrou de eventos climáticos extremos que têm ocorrido no Rio Grande do Sul. “Faz três anos que enfrentamos uma seca acima da média, trazendo prejuízo para toda sociedade, especialmente para os agricultores, que vivem da terra; agora, as chuvas intensas, o granizo e o vento. Há danos na zona urbana e rural”. 

Assunto presente

O secretário da pasta, Leonardo Martins, destacou que o tema – tanto da água, quanto do Bem-Estar Animal – é pauta constante na gestão municipal. “Vivemos essa temática e sabemos da importância dela. Temos ações nas escolas, na própria secretaria, estamos construindo um espaço que atenderá nossos animais e construímos, coletivamente, políticas públicas que ressaltem a preservação e o cuidado com nosso meio ambiente”.

Martins disse ainda que o evento é promovido anualmente, alusivo a semana Interamericana da Água, celebrado no mês de outubro, com a finalidade de destacar a importância da água e incentivar ações para a sua conservação e uso responsável. “A Semana Municipal de Proteção e Bem-Estar comemorada anualmente, no mês de outubro que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da proteção e do cuidado com animais silvestres e domésticos. A realização é da secretaria, através do setor Bem-Estar Animal”.

A programação da Semana inclui diversas atividades gratuitas como palestras, blitz, feira de doação de cães e gatos, distribuição de folders e brindes. Parte da programação é aberta ao público externo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!