CANOAS: Paciente de 95 anos passa por cirurgia e encanta equipe de hospital pela vitalidade

O procedimento foi um sucesso

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Uma cirurgia para retirada de um tumor no pulmão, realizada na última semana, no Hospital Nossa Senhora das Graças, pelo SUS, foi destaque entre os muitos procedimentos que acontecem diariamente na instituição. A idade e as condições de saúde do paciente João Iaronka, de 95 anos, esbanjando vitalidade, bom humor e positividade, encantaram a equipe do cirurgião torácico Rafael Mossmann, responsável pelo procedimento.

LEIA MAIS NOTÍCIAS: CANOAS: ADOLESCENTE ENCONTRADO MORTO COM MÃOS AMARRADAS TINHA MARCAS DE AGRESSÕES NO ROSTO

O médico elogiou as condições de saúde do paciente, que permitiram o sucesso da cirurgia. Mosmmann relata que o caso foi avaliado por uma equipe multidisciplinar, da Associação Gaúcha Torácica, em razão da idade avançada do paciente. “Não há uma regra, cada caso é um caso, mas as cirurgias são mais recorrentes até os 80, 85 anos, pela resistência física, e quando operamos um paciente acima dos 90, isso passa a ser um evento”, comentou o profissional.

No dia seguinte à cirurgia, em recuperação na UTI e completamente lúcido, o alegre Seu João falou rapidamente sobre os hábitos que mantém para ter a saúde fortalecida. “Nunca fumei e minha alimentação é mais natural. É muito difícil eu comer embutidos, pizza, xis e me mantenho ativo, trabalhando no sítio (onde mora)”, contou, comemorando o sucesso da operação.

A filha, Elaine Iaronka, disse que o pai também tem muita fé. Sempre faz novena, pela TV mesmo, pedindo pela própria saúde e pela dos filhos. Ele teve nove, mas dois faleceram. “Não tem explicação, é muita vontade de viver. Ele é uma bênção”, comentou emocionada.
De acordo com o médico, a cirurgia aumentou em aproximadamente dez anos a expectativa de vida do paciente, que antes do procedimento já estava em tratamento de câncer que surgiu na bexiga. De acordo com o médico, Seu João tem condições de chegar aos 105 anos, para alegria de Elaine e dos irmãos. “Logicamente, a gente não sabe o dia de amanhã, mas ele está muito bem”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!