CANOAS: Ação vai castrar cães e gatos de graça; Saiba como participar

As inscrições já estão abertas

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

O curso de Medicina Veterinária da Ulbra Canoas promove uma ação especial no próximo dia 26 de outubro;. Serão castrados 40 cães e 60 gatos sem custo para os tutores. As inscrições já estão abertas até 25 de outubro, ou até que sejam preenchidas as vagas (saiba mais abaixo).

LEIA MAIS NOTÍCIAS: CANOAS: AVÔ É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR NETOS DE 2 E 4 ANOS

Até três animais por tutor poderão ser inscritos, explica o diretor do Hospital Veterinário, Paulo Ricardo Aguiar. Segundo ele, ”o evento contribui com o controle de natalidade, evitando o sofrimento de cães e gatos abandonados e passíveis de serem transmissores de doenças para outros animais e pessoas”. Aguiar acrescenta que “abrimos as portas da universidade para beneficiar a comunidade com esta ação que traz a todos os participantes uma grande satisfação”.

Mutirão

O Dia dos Animais foi celebrado em 4 de outubro, mas o curso de Medicina Veterinária da Ulbra marcou para o dia 26 o tradicional mutirão gratuito de castração de cães e gatos machos, realizado na Universidade desde 2006.
A professora Viviane Pinto, do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, participa como anestesista há 16 anos no mutirão. “Além de auxiliar a comunidade na prevenção de cruzamentos exagerados de cães e gatos, esta atividade também é treinamento para os estudantes nas áreas clínica, cirúrgica e anestésica”, afirma a docente. Uma das formandas de 2023, Sophia Bondan, 23 anos, diz que “esta será a terceira vez que vou trabalhar como cirurgiã na castração gratuita”.

Na prática desde o início

A Medicina Veterinária da Ulbra Canoas, que completou 30 anos em março de 2023, prepara os estudantes para a prática e participação em projetos comunitários desde o início da graduação. Um dos exemplos é a castração gratuita. Conforme o coordenador do curso,Jean Carlos dos Reis Soares, o treinamento cirúrgico promove confiança e destreza, capacitando os profissionais, favorecendo, eticamente, maior experiência clínica-cirúrgica.

“Dessa forma o aluno se insere no contexto social e econômico da comunidade, orientando e conscientizando os proprietários sobre a prevenção e controle de doenças, a importância do controle populacional e, fundamentalmente, sobre a guarda responsável desses animais”, ressalta Soares.

O curso da Ulbra prepara para atuar na assistência clínica e cirúrgica, indústria alimentícia, perícia técnica, saúde pública veterinária, centros de pesquisa, conservação de espécies e tecnologia de produção e sanidade animal.

Saiba mais

As inscrições já estão abertas para a castração gratuita de cães e gatos e devem ser feitas pelo WhatsApp (51) 9 9249-3682, até que sejam preenchidas as vagas. No entanto, no dia do mutirão, serão distribuídas senhas aos já inscritos para organizar a ordem das castrações, de acordo com horário de chegada dos tutores e preenchimento do formulário.

Pré-requisitos:

  • Os cães não devem ter peso superior a 20 quilos.
  • Os animais devem ter entre seis meses e sete anos de idade.
  • Os cachorros devem vir em caixas de transporte ou conduzidos pela guia.
  • Raças braquiocefálicas ou cruzamentos (Boxer, Bulldogue, Pug, Lhasa, Shi tzu, por exemplo) não poderão participar.
  • Os gatos devem ser trazidos em caixas de transporte.
  • Os animais devem vir em jejum prévio de oitohorasde sólidos para cães e seishoras para gatos e duashoras de líquidos para ambas as espécies.
  • O animal não deve estar em tratamento clínico.
  • Um responsável deve permanecer aguardando a alta do animal.
  • Um formulário individual para cada animal deverá ser preenchido na chegada ao HV.
  • As castrações serão realizadas de acordo com a ordem de preenchimento no formulário.
  • Serão disponibilizadas vacinas contra Raiva e Chipagem eletrônica (identificação) para os interessados.
    Como fazer a inscrição
  • As inscrições já estão abertas pelo WhatsApp (51) 9 9249-3682.
  • Inicie a conversa com: solicito inscrição para o projeto castração.
  • Indique o nome do tutor, nome do animal e espécie.
  • WhatsApp de confirmação será enviado aos interessados.
  • No dia do mutirão, os já inscritos serão atendidos por ordem de chegada.
  • As atividades começam às 8h no 1° andar do prédio 25, no Hospital Veterinário, Avenida Farroupilha, 8.001, bairro São José, Canoas.
  • Outras informações através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3477- 9212.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!