CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp
A Prefeitura de Canoas multou a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) em R$ 16 mil por causa de uma obra de ampliação de rede na rua Bandeirantes, no bairro Nossa Senhora das Graças. Desde julho, este tipo de serviço está embargado pelo Executivo Municipal (leia mais abaixo).
LEIA MAIS NOTÍCIAS: CANOAS: AVÔ É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR NETOS DE 2 E 4 ANOS
O secretário municipal de Obras, Guilherme Molin, conversou com a coluna sobre a multa. “Estamos com as obras de ampliação de rede da Corsan e da Metrosul embargadas. O que eles podem fazer são serviços de ligações e manutenções. A fiscalização constatou que essa obra na Bandeirantes era uma ampliação e por isso, a gente aplicou a multa.”
Em nota, a empresa informou que a obra era uma manutenção de rede e que irá recorrer da multa (leia a posição da empresa na íntegra abaixo). “Eles tem que apresentar a documentação que comprove que a obra era de manutenção de rede”, pontua Molin ao ressaltar que caso a documentação comprove a finalidade da obra, a multa poderá ser retirada.
Obras embargadas
Em julho, a prefeitura embargou as obras que estavam sendo realizadas na cidade por meio de uma parceria público-privada entre a Corsan e a Metrosul. A medida foi motivada pelos problemas constatados na recomposição asfáltica após as intervenções feitas em ruas de diferentes bairros.
Nota da Corsan
“A obra referida pela reportagem foi uma manutenção de rede cloacal, abrangendo a área da Rua Bandeirantes, no munícipio de Canoas. A rede citada já existia e, por estar danificada, uma manutenção foi realizada pela empresa, para que dois condomínios na rua citada pudessem regularizar suas situações, com a correta ligação na rede cloacal. Os mesmos estavam despejando esgoto na rede pluvial.
Por tratar-se de uma manutenção, um aviso prévio à Prefeitura Municipal de Canoas não se fez necessário. Porém, o município aplicou-nos a multa por registrarem o serviço como instalação de nova rede de esgoto – esse seria necessário um aviso preliminar para o órgão competente.
O serviço de manutenção foi concluído com sucesso e, logo o problema identificado, realizamos a ligação dos condomínios com sua rede correta, coletando o esgoto cloacal em local apropriado.
A empresa reforça o comprometimento com a qualidade e segurança do ambiente urbano durante e após a conclusão da obra. Queremos garantir todos os benefícios, que este serviço irá trazer para a população de Canoas.”
*Produção: Jaime Zanatta