CANOAS: Comida criativa incentiva alimentação saudável nas escolas de Educação Infantil

O aumento do consumo de alimentos saudáveis já foi percebido na escola

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Incentivar a alimentação saudável nos pequenos é uma tarefa difícil, né? Pensando nisso, as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Canoas estão preparando um atrativo extra: comidas criativas.

A ideia surgiu na EMEI Bem-Me-Quer no bairro São José e acabou se espalhando por outras escolas da rede municipal. Uma das responsáveis foi a cozinheira, Rose Oliveira. “Trabalhei por muitos anos em restaurantes. Quando comecei a trabalhar em escola, conversei com a minha colega, e pensamos como poderíamos chamar a atenção das crianças para a alimentação”, conta.

Consumo aumentou

A diretora da escola, Aline Kieling, acompanha a hora da merenda dos 148 alunos. Ela foi uma das primeiras a perceber que a participação das crianças na hora da merenda aumentou. “As crianças começaram a comer mais quando perceberam a presença dos bonecos”, relata.

Mas, o aumento do consumo não é o único ponto positivo percebido pela diretora. A alimentação das crianças está ficando mais saudável. “Já tivemos casos em que os pais relataram que as crianças não comiam feijão em casa. Aqui, eles começaram a comer após a presença de um boneco, um bichinho”, comenta Aline.

Vontade de comer

“A gente tenta fazer o mais próximo do sabor da mamãe”, conta Rose ao relatar que a criança precisa de algo mais lúdico para ter apetite. “Eles são o contrário dos pais. O adulto quando vai em um restaurante o que chama a atenção dele é a variedade. Os pequenos precisam de um diferencial.”

O diferencial tem feito sucesso entre os pequenos. Entre o urso feito de arroz e a maçã que virou uma coruja, o Enzo Maia de 5 anos é certeiro. “A comida estava boa demais. Eu raspei o prato”, finaliza.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!