AUMENTO DO ICMS: “O RS está com carga tributária menor do que a média histórica e precisa recompor as receitas”, afirma Leite em coletiva de imprensa

O Governo do Estado deverá encaminhar para a Assembleia Legislativa projeto para aumentar a alíquota do imposto

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, convocou a imprensa na tarde desta quinta-feira (16) para uma entrevista coletiva sobre o projeto de lei que aumenta a alíquota do ICMS de 17% para 19,5%. O reajuste, caso aprovado pela Assembleia Legislativa, começa a valer em 2024.

Segundo Leite, a ação é necessária para que o Estado não tenha perdas de recursos com a Reforma Tributária que está tramitando no Congresso Nacional. “Outros estados estão aumentando alíquotas e o Rio Grande do Sul está com carga tributária menor do que a média histórica e precisa recompor as receitas para fazer frente às despesas”, afirma.

Além disso, o governador recordou que o RS perdeu receita com a redução do ICMS que foi aprovada no Congresso Nacional em 2022. Conforme Leite, a medida baixou as alíquotas de combustíveis, energia e comunicação. Mas, ressaltou, que o Governo Federal compensou os Estados apenas pelas perdas do ano passado.

Quando começa a valer o novo ICMS?

O Palácio Piratini deve protocolar ainda nesta quinta (16) a proposta para que ela possa ser analisada pelos deputados estaduais antes do recesso. Para ser aprovada, o governo precisa do apoio da maioria simples entre os 55 parlamentares.

Caso seja aprovado pela Assembleia, o reajuste precisa ser sancionado por Leite até 31 de dezembro. Depois disso, o aumento entra em vigor após 90 dias a publicação da lei.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!