CANOAS: Mais 400 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida serão construídas em dois bairros

O município conta com um cadastro de demandas habitacionais

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp 

Em anúncio realizado pelo Governo Federal na última quarta-feira (22), Canoas está entre os 23 municípios do Rio Grande do Sul contemplados na implementação do novo Minha Casa Minha Vida (MCMV), programa habitacional que oferece subsídios e taxas de juros reduzidas para tornar mais acessível a aquisição de moradias populares. Nessa primeira etapa, o município será contemplado com 400 unidades habitacionais, que serão divididas em dois residenciais nos bairros Rio Branco e Niterói.

A 1ª seleção de propostas para o novo MCMV é direcionada à faixa 1 (FAR), para famílias com renda de até 2 salários mínimos (ou R$ 2.640,00 em valores atuais).

Em Canoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) é responsável por conduzir os trabalhos. “Nós tivemos dois projetos contemplados, dos seis que foram encaminhados ao Governo Federal, o que já é uma conquista para a cidade. Esse é o primeiro passo de um longo trabalho que se inicia, e a secretaria está preparada para dar andamento nas próximas etapas que envolvem o chamamento das empresas, a seleção dos contemplados e o trabalho técnico-social”, acrescentou o secretário da pasta, Daniel Leite.

As propostas foram encaminhadas para a Caixa e selecionadas pelo Ministério das Cidades. Elas atendem as novas regras estabelecidas após a retomada do MCMV. Entre os critérios de seleção foram considerados fatores como proximidade dos centros urbanos, melhorias nas especificações dos imóveis, infraestrutura de qualidade, varanda, salas para biblioteca, entre outros.

O município conta com um cadastro de demandas habitacionais. Dessa forma, é importante que a população mantenha o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, um dos critérios de seleção. Canoas, por meio de programas habitacionais, já entregou aproximadamente 6,2 mil unidades habitacionais, distribuídas em todos os quadrantes da cidade. O último empreendimento entregue pelo MCMV foi o Residencial Santa Fé, localizado no bairro Olaria, que teve suas obras iniciadas em fevereiro de 2018 e foi entregue em junho de 2021.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!