BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

CANOAS: Em meio a instabilidade polítíca, cidade pode ficar sem ônibus um dias após o Natal; Entenda

Para que o serviço continue operando, é necessário a renovação do contrato

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Termina no dia 26 de dezembro o contrato entre Sogal e Prefeitura de Canoas para a operação do transporte público. Para que a empresa possa continuar operando o serviço, é necessário a renovação do contrato. O pedido, inclusive, já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Porém, a cidade vive grande instabilidade política. Isso, porque antes de seu afastamento, o prefeito Jairo Jorge (PSD) tinha anunciado que lançaria a licitação do transporte coletivo até o final de novembro e que sentaria com a empresa para discutir uma prorrogação por poucos meses do contrato. Isso não aconteceu.

Pedido de renovação por um ano

Porém, com o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques (Avante) hospitalizado e com o risco iminente da cidade ficar sem o serviço na semana entre o Natal e o Ano Novo, o prefeito interino Cris Moraes (PV) encaminhou para a Câmara de Vereadores um Projeto Lei para prorrogar os dois contatos que a empresa tem com o Executivo. Além das linhas convencionais, a Sogal também tem uma segunda concessão, para a operação das linhas seletivas, os antigos ‘amarelinhos’.

O documento enviado ao Legislativo propõe a extensão do prazo por mais um ano, com a possibilidade de ser prorrogado por mais um.

Ainda não há uma previsão de quando o projeto entrará na pauta de votação da Câmara de Vereadores. Até lá, a população corre o risco de ficar sem ônibus.

E a licitação?

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) informou que, como não há tempo hábil para a conclusão do estudo técnico que identifique o modelo ideal para a realidade de Canoas e o lançamento da licitação, decidiu por enviar para a apreciação dos vereadores o Projeto de Lei que evita a interrupção do serviço da Sogal na cidade.

Além disso, a pasta informou que “segue trabalhando para a implantação de um novo modelo e a licitação do serviço, embora não neste ano.”

Leia a nota na íntegra

“De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), sem o tempo hábil necessário para a conclusão do estudo técnico para identificação do modelo ideal para a realidade de Canoas, assim como o lançamento da respectiva licitação até o término do contrato em vigor para linhas de ônibus regulares no dia 26 de dezembro deste ano, e do seletivo, em 2 de janeiro de 2024, a medida enviada para apreciação dos vereadores busca não prejudicar a população canoense com a interrupção das operações na cidade.

Ciente da grave crise atravessada pelo sistema de transporte público coletivo em todo país e da necessidade de qualificação do serviço por parte da operadora em Canoas, a Prefeitura segue trabalhando para a implantação de um novo modelo e a licitação do serviço, embora não neste ano. A fiscalização e a cobrança por qualidade, conforto, pontualidade e segurança serão impostas à empresa pela Prefeitura como requisitos para a prorrogação.

A Prefeitura possui contrato firmado com a empresa URBTEC – Engenharia, Planejamento e Consultoria, escolhida por licitação para o trabalho técnico-profissional de estudos e pesquisas na área de transporte público para elaboração de um projeto básico com o modelo de serviço urbano de ônibus mais adequado para a realidade de Canoas. O levantamento inclui ainda diagnóstico da realidade atual e a elaboração de recomendações técnicas para a reestruturação do sistema, considerando os diferentes modais e organização de um sistema integrado de transporte na cidade.”

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

dengue em canoas

Dengue em Canoas: Prefeitura pede que Ministério de Saúde mude critério e mande vacinas...

A Prefeitura de Canoas encaminhou nesta sexta-feira (26) um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mudanças nos critérios para distribuição das vacinas contra a dengue. O município pede que seja levado em conta o número de casos confirmados e o de óbitos.
BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverá vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleições municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na última quarta-feira (24). A certeza de ambos é que Bolsonaro terá atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleições para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto é o novo líder do governo Jairo Jorge na Câmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Câmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital Universitário (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos são do gabinete do Senador Hamilton Mourão (Republicanos).
error: Conteúdo protegido!