IPVA 2024: Amanhã é ultimo dia para pagar com 30% de desconto; Saiba como garantir o benefício

O pagamento do tributo segue com descontos de antecipação

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

A Secretaria da Fazenda divulgou na última quarta-feira (20), calendário e descontos para o IPVA 2024. Quem efetuar o pagamento entre 20 e 28 de dezembro terá desconto de antecipação de 6% e evitará a variação da unidade padrão fiscal do Estado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS: CANOAS: Após anúncios de fechamentos, saiba como ficam as cinco lojas do Carrefour na cidade

Isso pode resultar em uma redução potencial de 10,53%. Pagando antecipadamente em dezembro e acumulando todos os descontos máximos, é possível alcançar uma redução de 28,06% sobre o valor total do IPVA, já que os descontos são cumulativos.

Pode ser parcelado em seis vezes

A medida, que foi implementada em 2022, somada aos descontos de antecipação, auxilia o contribuinte a planejar o pagamento do tributo de forma mais alongada, quitando o IPVA de janeiro até junho.

O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro de 2024. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.

Se o proprietário resolver parcelar em fevereiro o imposto, não será mais possível, devendo quitá-lo em parcela única. Por isso, é imprescindível que o pagamento da primeira parcela ocorra ainda dentro do mês de janeiro.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do tributo pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!