BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

CANOAS: Prefeito Nedy sobe o tom e cobra RGE: “São mais de 118 mil canoenses sem luz há mais de 24 horas e isso é inaceitável”

Ao menos sete bairros estão sendo afetados também com a falta do fornecimento de água.

O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, utilizou as redes sociais na noite desta quarta-feira (17) para cobrar agilidade da RGE Sul no reestabelecimento da energia elétrica na cidade. Um decreto de situação de emergência foi assinado, o que permite o saque do FGTS para pessoas atingidas pelo temporal.

“São mais de 118 mil canoenses sem energia elétrica há mais de 24 horas e isso é inaceitável. Já cobramos a empresa através da Prefeitura e esperamos celeridade no reestabelecimento desse serviço tão essencial para a vida de todos. Sei do sofrimento que muitos estão passando em virtude dos estragos causados pelo temporal e, após tudo isso, ficar sem luz por tanto tempo assim é simplesmente insustentável”, critica Nedy.

O evento climático causou danos à cidade e registrou tempestade severa com ventos que chegaram a 107km/h, segundo medição da Base Aérea de Canoas. Nedy assinou o decreto que declara situação de emergência nível 2 no município, com base no parecer do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), emitido por meio da Defesa Civil. O Decreto tem validade por até 180 dias. A iniciativa permite, entre outras ações, o saque do FGTS pelos atingidos, assim que for homologado. 

De acordo com informações da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), os bairros Brigadeira, Estância Velha, Fátima, Guajuviras, Mathias Velho, Olaria e São Luís ainda estão sendo afetados com o fornecimento de água.

Segundo a companhia, a falta ainda é em decorrência da falta de luz que atinge diversos pontos da cidade. Em nota, a CORSAN diz que o abastecimento se dará de forma gradativa ainda no início desta manhã. A previsão de normalização do abastecimento pode sofrer alterações.

Serviço

Casos de emergência relacionados à chuva, aos alagamentos, ventos ou granizo podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão nos telefones 153, (51) 32363888 ou pelo (51) 32363889. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o contato é pelo WhatsApp: (51) 51 9301 4751. A necessidade de sinalização devido à queda de árvores ou alagamentos deve ser comunicada à Diretoria de Trânsito, no número 156.

Pontos de apoio

Os ginásios da EMEF Paulo VI (av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima), Thiago Würth (av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho), da EMEF Santos Dumont (rua Arthur Bernardes, 654, Niterói), na EMEF Erna Würth no CAIC (av. Dezessete de Abril, 430, Guajuviras) e no Centro Esportivo São Luís (rua Eng. Rebouças, 844, São Luís) estão à disposição para eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

CANOAS: Beth Colombo entra na briga para ser vice de Jairo Jorge

A ideia agora é reeditar a parceria que deu certo por anos entre Jairo Jorge, Beth Colombo e Luiz Carlos Busato.

CANOAS: Um ano após fechamento, Bruna Trufas volta a abrir lojas

Segundo a empresária, a parada foi essencial para cuidar da saúde

CANOAS: Rodrigo Busato pode compor chapa com Jairo Jorge 

Embora as equipes não admitam, segundo apurado pela coluna, pessoas próximas garantem que Jairo Jorge e Rodrigo estarão juntos, trabalhando pela mesma chapa

PORTO ALEGRE: Vereador cria projeto para zerar tarifa do transporte coletivo

A proposta é financiar o programa com uma Taxa de Mobilidade Urbana (TMU)
error: Conteúdo protegido!