CANOAS: Secretaria de Saúde confirma surto epidêmico de dengue

Até o momento, há 18 casos contabilizados

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas emitiu Alerta Epidemiológico na última sexta-feira (19) informando que, no mês de janeiro, por critério clínico e laboratorial, foram confirmados casos autóctones de dengue (contraídos na própria região) no bairro Estância Velha. Conforme o médico veterinário e técnico da Equipe de Controle de Zoonoses, Roger Halla, até o momento, há 18 casos contabilizados nessa localidade, configurando surto epidêmico.

Equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde realizaram o segundo ciclo de pulverização contra a dengue no Estância Velha na última semana. As aplicações de inseticida, para eliminar o mosquito adulto Aedes aegypti, transmissor da dengue, foram realizadas nas imediações das ruas São Matheus, Olavo Fernandes, Esperança e Júlio Pereira de Souza, no Estância Velha. As pulverizações são feitas após Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e somente com casos notificados e positivos para Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Os agentes de endemias e equipes do setor de Zoonoses, que fazem parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizam um trabalho contínuo de alerta e conscientização sobre a importância da prevenção para evitar a proliferação do vetor.

“Salienta-se a importância do diagnóstico precoce dos casos pelos profissionais de saúde de nossa cidade e que seja observado no atendimento o conceito de caso suspeito, que apresentem um quadro clínico: febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retro-ocular, mialgia, artralgia, exantema, náuseas, vômitos, petéquias, prova do laço positiva, leucopenia, plaquetopenia”, pontua o secretário municipal de Saúde Jurandir Maciel.

Conforme o Alerta Epidemiológico, quando realizada a notificação do caso suspeito é importante orientar o paciente quanto ao uso de repelente e hidratação. O documento ainda orienta que através da notificação oportuna se desencadeará as medidas imediatas de controle ambiental ao vetor Aedes aegypti, para evitar a circulação viral no município e que inicie um ciclo de transmissão.

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais. Todos esses locais servem para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água e em condições ideais, como altas temperatura e umidade, em sete dias se transformam em novos mosquitos adultos.

O descarte adequado de objetos que possivelmente acumulem água, uso de repelente para proteção e a procura por um serviço de saúde diante de primeiros sintomas compatíveis com a dengue são atitudes necessárias a serem tomadas pela população.

Confira os bairros com casos confirmados de dengue em 2024:

  1. Estância Velha (18) Autóctones
  2. Mathias Velho (1) Autóctone
  3. Guajuviras (1) Autóctone
  4. Marechal Rondon (1) Importado
  5. Niterói (1) Importado
  6. São José (1) -Importado
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!