CANOAS: Corujinha do mato, cágado tigre d’água e ouriço voltam à liberdade após reabilitação

Os animais foram submetidos a reabilitação até estarem aptos para retornarem ao habitat natural

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

Livres de volta para a natureza. Uma corujinha do mato (Megascops choliba) e um ouriço-cacheiro femêa (Erinaceus europaeus) foram soltos pela equipe do Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) na Fazenda Guajuviras na última quarta-feira (24). Os animais foram submetidos a reabilitação até estarem aptos para retornarem ao habitat natural. Também ocorreram duas solturas imediatas, quando os animais são resgatados e soltos no mesmo dia por apresentarem bom estado de saúde, de uma cobra cipó (Chironius) e um cágado tigre d’água brasileiro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS: CANOAS: HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE RESIDÊNCIA

A corujinha do mato foi entregue ao MiniZoo em 26 de dezembro do ano passado por um morador. A suspeita é de que ela tenha sido atacada por outro animal. A instituição adotou a ave, que passou por um período de reabilitação, incluindo treino de voo e a se alimentar sozinho.

Já o ouriço-cacheiro, um tipo de roedor de porte médio e que vive em cima das árvores, foi resgatado em novembro de 2023, trazido por um canoense. A fêmea apresentava uma lesão extensa no dorso e estava fraca. Também recebeu tratamento para a plena recuperação.

“Observamos que tem aparecido mais animais nas áreas urbanas do que antes. Isso tem ocorrido por causa do desmatamento. Então, vemos mais gambás entrando em casa, assim como ouriços, o que gera mais riscos aos animais”, salientou a veterinária Isadora Favreto.

O que fazer quando encontrar animais silvestres?

Ao encontrar animais silvestres em risco ou feridos, não tente resgatá-los. Entre em contato com uma equipe do Zoo para orientações e resgate pelo telefone/WhatsApp: (51) 99787-1078.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!