ATENÇÃO: Defesa Civil alerta para formação de ciclone nos próximos dias; Entenda

O Órgão informa que alertas serão emitidos se riscos forem identificados no território gaúcho

CLIQUE AQUI para receber as notícias
no WhatsApp

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul anunciou neste sábado (17), que nos próximos dias um ciclone subtropical se formará em alto mar, aumentando a nebulosidade na metade Leste do Estado e gerando ventos de 35 a 55 km/h na faixa Litorânea.

Os maiores impactos serão em alto mar, com ondas de 3 a 5 metros e ventos superiores a 80 km/h. A Casa Militar-Defesa Civil e a Sala de Situação do RS monitoram o fenômeno, com as equipes municipais e estaduais prontas para agir se necessário. Alertas serão emitidos se riscos forem identificados no território gaúcho.

Diferença entre ciclone extratropical e subtropical

O ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica que se forma em latitudes médias, caracterizada por mudanças abruptas no clima e influência de sistemas frontais.

Já o ciclone subtropical tem características intermediárias entre os ciclones tropicais e os extratropicais, ocorrendo em latitudes mais baixas e apresentando convecção atmosférica mais próxima do centro do sistema. Enquanto os ciclones extratropicais são mais comuns em regiões de médias latitudes, os subtropicais são mais frequentes em latitudes inferiores, próximas aos trópicos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!