CANOAS: Prefeitura vai criar comitê de enfrentamento ao mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos

CLIQUE AQUI para receber as notícias
no WhatsApp

Cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, assim como autoridades municipais, são esperados para a sensibilização Canoas Unida Contra a Dengue. Durante o encontro está prevista a criação do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti). A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, acontece nesta quarta-feira (21), às 9 horas, no auditório 220, no Prédio 1, na Ulbra (Avenida Farroupilha, 8001, Bairro São José).

“Durante o evento vamos reforçar e fortalecer as ações de orientação sobre o vetor das arboviroses, o Aedes aegypti, que é o mesmo transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Estamos mobilizando diferentes secretarias da Prefeitura e também queremos contar com o apoio da comunidade no enfrentamento ao mosquito”, pontua o secretário municipal de Saúde, Jurandir Maciel.

O médico veterinário e técnico da Vigilância em Saúde/SMS de Canoas, Roger Halla, vai palestrar durante a sensibilização. “ O enfoque será o enfrentamento ao Aedes. Pretendo abordar as arboviroses (que englobam a dengue, zika vírus e chikungunya), epidemiologia básica destas doenças, biologia do vetor, potenciais criadouros, sinais e sintomas e medidas de prevenção”, adianta Halla.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue, conscientizando a população, fiscalizando possíveis focos e realizando ações de combate ao mosquito adulto Aedes aegypti, em diferentes bairros. Com surto epidêmico de dengue identificado, o bairro Estância Velha tem recebido visitas dos Agentes de Endemias eliminando criadouros e constantes aplicações de inseticidas para diminuir o mosquito transmissor.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 32361079.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!