CANOAS: Cidade tem mais de 420 casos de dengue confirmados

O bairro EstĂŁncia Velha Ă© o que registra maior nĂșmero de infectados

CLIQUE AQUI para receber as
notĂ­cias pelo WhatsApp

A Secretaria Municipal de SaĂșde divulgou na Ășltima quarta-feira (29) que Canoas contabiliza 424 casos de dengue. Destes, 419 sĂŁo autĂłctones (transmitidos dentro da cidade) e cinco sĂŁo importados.

O bairro com maior nĂșmero de casos Ă© o EstĂąncia Velha. A localidade, que vive um surto epidemiolĂłgico, jĂĄ contabiliza 225 diagnĂłsticos positivos. Na sequĂȘncia, aparecem o Guajuviras com 66, Nossa Senhora das Graças com 30 e NiterĂłi com 23 casos (veja a lista de casos por baixo abaixo).

Trabalho intenso

Desde janeiro, quando a Secretaria de SaĂșde (SMS) emitiu Alerta EpidemiolĂłgico para a dengue em Canoas, o trabalho Ă© intenso e conta com açÔes estratĂ©gicas de combate ao mosquito transmissor.

“Tenho acompanhado semanalmente todo esse trabalho de conscientização e fiscalização feito pelos agentes de combate Ă s endemias, assim como as pulverizaçÔes para bloqueio vetorial. Pedimos o apoio de toda a população, adotando as medidas preventivas, para vencermos essa guerra contra a dengue”, enfatiza o secretĂĄrio de SaĂșde, Jurandir Maciel.

Prevenção

Eliminar ĂĄgua parada dos pratinhos e vasos de plantas, manter caixas d’água tapadas, colocar tela nos ralos de ĂĄgua da chuva, secar pneus e protegĂȘ-los das intempĂ©ries e limpar calhas da residĂȘncia. É necessĂĄrio, tambĂ©m, escovar os potes (1x por semana) e trocar a ĂĄgua dos pets diariamente, manter piscinas limpas e com ĂĄgua tratada. Usar repelente para o corpo e de ambiente e telar portas e janelas das casas, fazem parte ainda das principais medidas de prevenção.

DenĂșncias de possĂ­veis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao CidadĂŁo (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue sĂŁo febre alta, dores de cabeça, muscular e atrĂĄs dos olhos, nĂĄuseas e vĂŽmitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sinais, Ă© necessĂĄrio procurar uma unidade de saĂșde ou UPA. É fundamental ter um diagnĂłstico rĂĄpido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

Lista de casos confirmados por bairro
EstĂąncia Velha: 225
Guajuviras: 66 (autĂłctones) + 1 (importado)
Nossa Senhora das Graças: 30 (autóctone) e 1 (importado)
Niteroi: 23
Olaria: 16
Mathias Velho: 15
Harmonia: 14
Marechal Rondon: 6 autĂłctones e 1 (importado)
São José: 5 autóctones+ 1 (importado)
Rio Branco: 4
Mato Grande: 4
Igara: 4
FĂĄtima: 4
Centro: 3 autĂłctones e 1 (importado)

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 27/02, sujeito a alteraçÔes)

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!