CANOAS: Após última noite de desfiles, Carnaval 2024 é encerrado na cidade

Diferentes sambas-enredos de cada agremiação e outras composições clássicas da folia carnavalesca marcaram a programação.

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp 

Alegria, muita música e samba no pé contagiaram o bairro Harmonia. O Carnaval Popular de Canoas encerrou no domingo (17) com show dos destaques das Escolas de Samba Nenê da Harmonia, Rosa Dourada, Império da Mathias e Pérola Negra. Diferentes sambas-enredos de cada agremiação e outras composições clássicas da folia carnavalesca marcaram a programação. O prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques e a primeira-dama Sadia Siqueira prestigiaram o evento.

Uma das fundadoras da Nenê da Harmonia, Vania Scott, de 61 anos, elogiou a festa. “A ideia do prefeito foi muito boa para não deixar o Carnaval morrer.” Manter viva essa festa popular é o objetivo do secretário da Cultura, Herbert Poersch, DJ Cabeção. “Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura e a redução de 40% de investimento na ação, realizamos o Carnaval de rua de Canoas. Não fechamos a cortina para a cultura popular, muito menos para os carnavalescos que passam o ano inteiro se preparando para isso”.

Defendendo que “um povo sem cultura é um povo morto”, o presidente da Associação das Escolas de Samba de Canoas (Aesc), Noé Oliveira, falou sobre a importância da festa para a comunidade “O evento de carnaval é muito positivo para o município, promove muito trabalho e serviço imediato”, defende.

Muitas famílias e pessoas de diferentes idades acompanharam as apresentações das entidades carnavalescas. Mariana Schneider de Freitas, 7 anos, vivia o seu primeiro Carnaval. Enquanto, Elga Maraglai, de 61, lembrava que desde criança já desfilava. Há 10 anos, ela não entra mais na avenida, mas continua acompanhando a festa. “É muito bom. Que pena que é uma vez no ano, tinha que ser todo dia, todo mês”, comenta.

Festa na avenida

Depois da passagem da Nenê da Harmonia, Rosa Dourada e Império da Mathias contagiaram o público presente. Antes da última escola entrar, a Pérola Negra, o DJ Cabeção chamou o público para ocupar o espaço de show. Com a abertura dos portões que separavam o público das agremiações, a comunidade se misturou com os integrantes da escola para encerrar o Carnaval Popular de Canoas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!