CANOAS: Prefeitura implanta sistema de ecoponto para coleta de material reciclável

O sistema será fundamental para reduzir o descarte de lixo nas ruas

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

Um novo modelo de ecoponto começa a funcionar nesta quarta-feira (27), em Canoas. São contêineres específicos para recolher material reciclável, com separação para plástico, metal, papel e vidro. A entrega foi feita na tarde desta terça (26) pelo prefeito em exercício Nedy Marques, com a participação de secretários e representantes do Legislativo e das cooperativas da cidade.

Para o chefe do Executivo, a entrega do novo sistema será fundamental para reduzir o descarte de lixo nas ruas. “Nós contávamos com cinco ecopontos tradicionais para receber resíduos. Agora, nós estamos entregando sete ecopontos contêineres. São, obviamente, estruturas menores, mas que também serão importantes para fazer esse enfrentamento. Aumentar o número de locais para o recolhimento de lixo é uma medida que vai ajudar muito a conscientizar a população, ainda mais com os contêiners instalados em locais de grande circulação, como praças”, ressaltou.

Os contêineres estão em praças e parques dos bairros Niterói, Fátima, Rio Branco, Mathias Velho, Centro, Marechal Rondon, e também na escola municipal Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras. Educadoras ambientais estarão no local a partir desta quarta-feira (26), orientando a população, sempre no turno da tarde.

O secretário de Meio Ambiente, Gustavo Rabaiolli ressaltou que a estrutura é importante, não só para a coleta de resíduos, mas também para a educação ambiental. “Eu desejo que esses ecopontos sirvam como uma interface, um portal entre a comunidade e as cooperativas, pois são elas que realizam um trabalho superimportante, não somente na área da sustentabilidade, mas também no sustento de várias famílias. Então, eu espero que as pessoas usem com sabedoria esse espaço e, através deles, possam conhecer o trabalho das cooperativas e ter uma relação melhor com o meio.”

A instalação dos novos pontos de coleta foi pensada visando oferecer facilidade de descarte, redução da poluição e promoção da conscientização ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O investimento totaliza R$ 288 mil, sendo a operação e manutenção realizadas em parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e as cooperativas de reciclagem do município.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!