O Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro, está sob nova direção em Canoas. Aproveitando a vigência da janela partidária – período que permite que políticos troquem de partido sem prejuízos a seus mandatos – Airton Souza anunciou seu ingresso na sigla. Mais do que isso: deve ser confirmado como pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro com o aval do ex-presidente.
A anuência é do Deputado Federal Bibo Nunes (PL), que abonou a ficha de filiação e posou, junto da sua filha, para foto que o vereador. A coluna apurou também que o bolsonarista tem o apoio do deputado federal Tenente-Coronel Zucco, que tem o controle do PL no Rio Grande do Sul.
Airton Souza está no seu quinto mandato como vereador em Canoas e carrega consigo a marca de ter sido, em duas oportunidades (2008 e 2012), recordista de votos no município, ultrapassando a marca dos cinco mil. Sempre se declarando como um defensor de Bolsonaro, Airton Souza tem atuação forte nas redes sociais, onde faz postagens com o norte do “Deus, Pátria e Família” – slogan bastante usado por Bolsonaro e seus aliados.
Nos últimos anos, o vereador ganhou notoriedade nacional ao conseguir impedir o show da MC Pipokinha em Canoas e após ser intimado a depor, por, na tribuna da Câmara, reafirmar a fala do Pastor Jorge Linhares quanto ao tema “Menino é menino e menina é menina.”
Além de assumir a presidência do PL em Canoas, Airton Souza deve ter confirmado, nos próximos dias, a sua indicação como pré-candidato ao executivo municipal. A aposta do então vereador é buscar os votos dos bolsonaristas e da direita na cidade, onde o ex-presidente obteve a preferência de 54% dos canoenses.