HISTÓRICO: Saiba quem é o médico brasileiro que liderou primeiro transplante de rim de porco para um ser humano

Ele é natural da região Sul do Brasil

CLIQUE AQUI para receber as notícias pelo WhatsApp

O médico brasileiro Leonardo Riella liderou o primeiro transplante de rim de porco geneticamente modificado para um paciente humano vivo em um hospital em Boston, nos Estados Unidos. O procedimento médico aconteceu na última semana.

Esse procedimento inovador marca um marco histórico no campo emergente do xenotransplante. Riella é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem vasta experiência em Medicina Interna, Nefrologia e Transplante. Atualmente, ele é presidente do Harold and Ellen Danser e professor associado de Medicina e Cirurgia na Harvard Medical School, além de diretor de transplante renal no Massachusetts General Hospital.

Suas pesquisas se concentram na regulação imunológica e no desenvolvimento de terapias para promover a tolerância de órgãos transplantados, bem como na relação entre alimentação e sistema imunológico. Riella possui mais de 160 publicações científicas em revistas renomadas e recebeu vários prêmios por suas contribuições para a área médica.

E o paciente?

Em uma publicação nas redes sociais, Richard, de 62 anos, afirmou que está vivendo um momento que desejou por muitos anos. “Agora, é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida”, disse ele, que afirmou ainda que há muitos anos não se sentia tão saudável.

Com informações do Metrópoles

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!