Prefeitura de Canoas vai construir Hospital de Campanha para combater avanço da dengue

Ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, com dois médicos a mais em cada, é outro anúncio.

Para desafogar o atendimento dos casos de dengue no sistema de saúde e garantir um melhor acolhimento à população, a Prefeitura de Canoas estabeleceu seis medidas para enfrentamento imediato à epidemia da doença. Entre as ações, está prevista a implantação de um hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão, com acolhimento e triagem dos pacientes, para diminuir a pressão dos atendimentos no local. A região registra o maior número de casos em Canoas.

Será oferecido também atendimento especializado e exclusivo para pessoas com mais de 60 anos com sintomas de dengue na UPA do Idoso, das 7h às 19h. O objetivo é tirar os idosos da fila das outras UPAs, garantindo um pronto atendimento no local. A UPA do Idoso é atendida pela linha de ônibus circular dos hospitais.

Para acelerar o diagnóstico dos casos, serão adquiridos 40 mil testes rápidos e haverá a retomada da Central de Testagem, junto à Estação Canoas. As ações diárias dos agentes de endemias, como o fumacê, serão intensificadas nas próximas semanas, além da contratação imediata de 15 agentes. Outra medida é a ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, justamente as que atendem a região com maior número de casos. Serão alocados dois médicos a mais em cada um desses serviços, com atendimento até às 19h.

O prefeito Jairo Jorge destaca a importância de garantir uma resposta ao aumento dos casos na cidade. “A população está sofrendo com a superlotação nas UPAs e precisa de respostas e de ação. Estamos trabalhando para que o canoense tenha o pronto atendimento. Por isto, a urgência em implantar um pacote de medidas que abrange tanto o combate da dengue através da prevenção quanto a ampliação dos atendimentos”, reforçou.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, reforça a necessidade de dar uma resposta para o grande número de casos de dengue na cidade. “Não podemos deixar a população desassistida. Definimos medidas que vão nos ajudar, já no curto prazo, a ter resultados imediatos, ampliando o acesso aos serviços de saúde, intensificando as ações de prevenção e combate ao mosquito e ofertando mais testes rápidos, além de um local adequado para acelerar o diagnóstico dos casos”, salienta.

Confira as 6 medidas anunciadas:

  1. – Implantação de um hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão, no bairro Guajuviras;
  2. – Ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, com dois médicos a mais em cada;
  3. – Atendimento especializado e exclusivo para pessoas com mais de 60 anos com sintomas de dengue na UPA do Idoso, das 7h às 19h;
  4. – Compra de 40 mil testes rápidos e retomada da Central de Testagem junto à Estação Canoas;
  5. – Intensificação das ações diárias dos agentes de endemias e contratação de 15 novos profissionais;
  6. – Inauguração da UPA Niterói até o final de abril, com funcionamento das 7h às 23h.

Dengue em Canoas

Atualmente, Canoas registra 2.269 casos, sendo 2.259 autóctones e 10 importados. Os bairros com maior incidência são Estância Velha (862 casos), Guajuviras (432) e Nossa Senhora das Graças (180). A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a partir da eliminação da água armazenada em locais que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso e sem manutenção.


Foto: Vinicius Thormann

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!