Salário mínimo 2025: saiba qual será o valor


Foi enviado ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) nesta segunda-feira (15/4). Com a proposta, salário mínimo pode chegar a R$ 1.502 em 2025. Um aumento de 6,7% em comparação com o último reajuste, que aumentou o piso para R$ 1.412.

Segundo o governo, o projeto terá meta de déficit zero para o próximo ano, e não o contrário, como projetava previsão do ano passado. O PLDO é a base do orçamento federal para o segundo ano de governo. Secretários do MInistério do Planejamento, Orçamento e Ministério da Fazenda vão detalhar o projeto nesta segunda-feira.

++CLIQUE AQUI para receber notícias pelo Whatsapp++


Entenda a LDO


A LDO ou PLDO apresenta metas e prioridades da atual administração pública federal. Além de estabelecer diretizes de política fiscal e metas posteriores. A ideia é manter o equilibrio das contas, com a trajetória sustentável da dívida pública.


É está lei que orienta e a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A LOA é o orçamento estimado, que será enviado ao Conngresso, em forma de projeto, até 31 de agosto deste ano. Por sua vez, o papel da LOA é estimar a receita e fixar a despesa para o ano seguinte, ou seja, demonstra de qual modo o governo vai arrecadar e gastar os recursos públicos.


Congresso


O PLDO será enviado para a Comissão MIsta de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), onde deputados e senadores são se debruçar sobre o plano e realizr alterações se necessário.

Depois da CMO, o projeto é apreciado pelo Congresso em sessão. Com a aprovação, será enviado ao presidente da República para sanção ou, parcial ou total.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!