Sandálias e o mundo de quem caminha

As sandálias, um dos calçados mais antigos, e com mais processos evolutivos na história do calçado, também foram afetadas pela engenhosidade e inquietação da mente humana

Os humanos são seres de estrada, descendentes de nômades que, embora tenham aprendido a se estabelecer, continuam a se deslocar diariamente de um lugar para outro, de casa, de bairro, de cidade, de um país para outro. 

Nossos pés, com mais de cem músculos, são, na maioria das vezes, os protagonistas desses movimentos. São eles que carregam sobre si todo o peso do corpo e são também eles que enfrentam na linha da frente as características desafiantes de cada terreno que se apresenta durante a nossa caminhada. Por tudo o que foi dito, deveria ser evidente para todos que os pés precisam de proteção e máximo cuidado. É por isso que, desde a antiguidade, as peças de vestuário foram concebidas para satisfazer estas necessidades. Assim, o calçado, em todas as suas múltiplas e diversas apresentações ao redor do mundo, faz parte do vestuário quotidiano desde os primórdios da humanidade, evoluindo a passos largos ao lado das nossas comunidades e tecnologias.

Hoje em dia, além de manter a higiene e segurança dos pés, o calçado responde a necessidades estéticas. Já não basta ter um calçado que facilite o caminhar, que proteja do chão quente do sol e de qualquer objeto pontiagudo que fique no caminho; esses sapatos teriam que ser bonitos, em alguns casos devem ser calçados de salto alto, e combinar com o resto da roupa, que deveria estar em linha com as últimas tendências da moda.

Toda elegância em designs de sandálias

As sandálias, um dos calçados mais antigos, e com mais processos evolutivos na história do calçado, também foram afetadas pela engenhosidade e inquietação da mente humana; e embora hoje as centenas de desenhos encontrados no mercado respondem mais aos padrões da moda do que às necessidades básicas, não é menos verdade que utilizá-los traz verdadeiros benefícios. O facto dos pés estarem descobertos ajuda a manter a frescura, pois evita a acumulação de calor e consequentemente a transpiração. Outra vantagem, especialmente benéfica para quem passa muito tempo em pé ou caminhando, é que permite uma melhor circulação sanguínea. 

São sapatos que continuam a destacar-se, seja pela sua praticidade, seja pelo seu minimalismo, e também se destacam pelo seu carácter versátil. Você encontra modelos usados ​​por pessoas que preferem se vestir de forma mais austera; e também existem para mulheres que querem que seus pés se destaquem. 

Um bom par de sandálias plataforma preta certamente será alvo de olhares curiosos e fascinados. A elegância em cada um dos desenhos das sandálias pretas dá-lhes a possibilidade de serem usadas nas mais variadas ocasiões: com jeans para assistir a um encontro mais casual entre amigos, ou com o vestido elegante escolhido para aparecer num casamento à meia-noite, entre tantos exemplos. Plástico, couro; para usar diariamente, em momentos especiais; usar durante o dia e/ou à noite; plana, com salto ou plataforma; com as mais diversas cores; as opções não são poucas. As antigas sandálias continuam a defender o seu espaço entre o calçado feminino e masculino nesta era hiperconectada.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!