Para dar início as festividades de São Jorge Itinerante, celebrado na próxima terça-feira (23), Canoas recebeu, na manhã da última quinta-feira (18), o projeto São Jorge Itinerante. A iniciativa faz parte de uma ação organizada pela Paróquia São Jorge, da Capital.
Em um ato ecumênico, realizado no saguão da Prefeitura de Canoas, fiéis puderam receber uma bênção e pegar uma espada-de-são-jorge, planta que simboliza o Santo Guerreiro. A celebração foi realizada pelo diácono Jorge Jacob, da Paróquia São Jorge Itinerante, que destacou a importância da iniciativa chegar na cidade. “É a primeira vez que saímos com o projeto de Porto Alegre, e fomos muito bem acolhidos em Canoas. É uma experiência muito gratificante, porque aqui também temos as religiões afros, o que mostra o quanto é importante vivermos em harmonia”, salientou.
A imagem foi conduzida pela equipe dos “Guardiões de São Jorge”, que são responsáveis por carregar e cuidar do Santo Guerreiro. De acordo com Silvia Dutra, 67 anos, uma das mais antigas guardiãs, o momento é de alegria. “É maravilhoso fazer parte do projeto, porque nós escutamos as pessoas. Muitos chegam desesperados pedindo uma bênção, outros chegam para contar das graças alcançadas. É um sentimento muito bom, me sinto muito feliz em ser uma das guardiãs”, afirmou.
Representantes de religiões de matriz africana, da gestão municipal e da comunidade, também estiveram presentes no ato.