O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, tomou posse como presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) na última terça-feira (23). Um dos principais focos da nova gestão será a educação, sem descuidar, de acordo com o chefe do Executivo Municipal, de outros assuntos delicados como saúde e transporte público.
Segundo Maranata, está em andamento uma parceria com a Fundação Dom Cabral com o objetivo de melhorar a área de ensino nos municípios que compõem a Granpal, através de um plano de planejamento estratégico para uma educação infantil unificada na região metropolitana.

“Precisamos garantir que as crianças, ao saírem de qualquer uma das escolas do nosso município, não tenham perda na sua educação. Pretendemos enfrentar o desafio de garantir que uma criança, semialfabetizada e pronta para ingressar no ensino fundamental, encontre a mesma modalidade de ensino em todas as escolas, em qualquer uma das 20 cidades da região metropolitana, durante esta gestão”, afirma o prefeito ao destacar que na rede estadual, o ensino já é padronizado.
Em busca de exemplos na educação
O prefeito de Guaíba também mencionou que na próxima semana, acompanhado da secretária Magda Ramos, irá a Curitiba para conhecer as melhores práticas e experiências do Brasil. Junto aos secretários de educação, eles irão escolher qual metodologia implantar.
“Vamos adquirir conhecimento através das melhores práticas para avançar no ensino fundamental, garantindo que a transição da educação fundamental para o ensino médio não resulte em perdas para as crianças da região metropolitana. Este é um grande desafio, mas estou confiante de que faremos uma grande contribuição para o ensino do Rio Grande do Sul, da região metropolitana e do Brasil”, conclui.