20.2 C
Canoas
07 de setembro de 2024

Desabrigados em Canoas: mais de 30 pessoas estão em ginásio de escola

A quarta-feira (1°) terminou com desabrigados em Canoas. Conforme a Defesa Civil, 31 pessoas foram encaminhadas para o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Thiago Würth, no bairro Mathias Velho. 

De acordo com o órgão, os abrigados recebem atendimento médico e de enfermagem pela equipe da Fundação Municipal de Saúde, além de acolhimento da Secretaria de Assistência Social.

Desabrigados em Canoas: como ajudar?

A Defesa Civil recebe doações para às famílias prejudicadas pela chuva. As principais necessidades são de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, cobertores e produtos de higiene. As entregas podem ser feitas na rua Bandeirantes, 450, próximo ao Corpo de Bombeiros, das 8h às 18h.

Nas últimas horas, conforme o órgão, agentes também ajudaram a população com a distribuição de lonas. Um total de 73 unidades, com 30 metros cada, foi entregue em três dias. Para solicitar os materiais, basta entrar em contato com o órgão pelo WhatsApp (51) 993225764.

Quantidade de chuva

O Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima) registrou 301,8 mm de precipitações desde o início no último sábado (27) até às 18h desta quarta-feira (1º). Além disso, a quantidade ultrapassa a soma das médias históricas dos meses de abril e maio, que é de 227,2 mm. Somente ao longo desta quarta, por exemplo, o município contabilizou mais de 40 mm.

Conforme o Eclima, o bairro Mathias Velho teve o maior volume no período, com 301,8 mm, seguido do Guajuviras (296,2), Niterói (290,5), Estância Velha (272,2), Centro (267,9), Marechal Rondon (266), Rio Branco (254,7), Mato Grande (137,2) e Igara (135,4). A média histórica de precipitações para abril e maio em Canoas é de 114,4 mm e 112,8 mm, respectivamente.

De acordo com o secretário-chefe do Eclima, José Fortunati, “equipes estão atuando intensamente e vão seguir até o fim do período chuvoso. Reforçamos com a população para evitar deslocamentos que não forem necessários. Aqueles que puderem devem permanecer abrigados. Quem precisar sair, que faça com tranquilidade.”

Ainda, conforme Fortunati, é necessário pedir ajuda para a comunidade. “Não descartem lixo nas ruas. Esses resíduos acabam prejudicando o escoamento e possibilitando acúmulos de água”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!