A Corsan informou na noite da última terça-feira (7) que começou a retomada do abastecimento de água em Canoas. A captação e tratamento está sendo feita na Estação de Tratamento (ETA) Niterói.
De acordo com a empresa, os bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças, Marechal Rondon, Estância Velha, Olaria, Igara, Guajuviras, São José e Brigadeira voltarão a ter água nas torneiras ao longo desta quarta (8).

Abastecimento de água em Canoas: quando ela chegará às torneiras?
Conforme a Corsan, durante as primeiras horas de reativação do abastecimento, poderão ocorrer oscilações.
Além disso, a empresa afirma que seguirá com as seguintes medidas para garantir o acesso da população à água tratada. São elas: caminhões-pipas, reservatórios emergenciais e caminhonetes com reservatórios para garantir o acesso da população à água tratada.
Estrutura para normalizar o abastecimento
Com a ETA Rio Branco submersa, a Corsan precisou montar uma nova estrutura para garantir o abastecimento de água na cidade. O fornecimento é feito a partir da nova estação de captação de água, construída em pouco mais de 24 horas, junto ao rio Gravataí.
Para viabilizar a nova estação de captação, a empresa instalou uma bomba submersível de 2,5 toneladas no rio Gravataí. Um guincho sustentará a bomba durante todo o período de utilização. Um guindaste está sendo utilizado para manter a tubulação suspensa sobre o dique existente no local e conectar a estação de tratamento Niterói à bomba submersa no rio.
Qualidade da água
A água que chega às torneiras é potável e segura para consumo, segundo a empresa. De acordo com a Corsan estão sendo cumpridos todos os procedimentos exigidos para o tratamento, distribuindo à população uma água de qualidade e dentro das normas e portarias estabelecidas pelas agências reguladoras.