A Base Aérea de Canoas (BACO) se prepara para receber voos comerciais devido ao fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que está fora de operação por tempo indeterminado.
As operações foram canceladas após as severas inundações que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana. A informação foi confirmada pelo Tenente-Coronel Thiago Romanelli Rodrigues, comandante da BACO, durante uma entrevista ao programa Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha, na tarde desta quarta-feira (15).
O Tenente-Coronel Rodrigues afirmou que os ajustes necessários para iniciar os voos comerciais estão na fase final, em colaboração com a Fraport, concessionária responsável pela administração do Salgado Filho. Ele ressaltou que todos os processos serão regulamentados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), garantindo a conformidade com as normas vigentes para voos comerciais.
Rodrigues explica que essa é uma ação emergencial, e que as obrigações com a defesa do espaço aéreo brasileiro ainda serão a prioridade da BACO.
Base Aérea em Canoas terá cinco voos comerciais diariamente: Como vão funcionar os voos
A operação emergencial prevê cinco voos de partida e cinco de chegada diariamente, com horários estipulados às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h, podendo haver ajustes conforme necessário. As operações seguirão o modelo tradicional do Salgado Filho, sem priorização de voos, incluindo a compra de passagens e o despacho de bagagens.
Passageiros serão levados até a BACO
Os passageiros deverão comprar suas passagens aéreas como de costume e se dirigir ao Park Shopping Canoas para despachar suas bagagens. De lá, serão transportados por ônibus oferecidos pelas empresas aéreas até a BACO para embarque. Segundo o Tenente-Coronel, o Park Shopping foi escolhido devido à sua estrutura adequada para receber os passageiros e facilitar a logística da operação.
Embora a data de início das operações comerciais na BACO ainda não tenha sido determinada, o Tenente-Coronel Rodrigues afirmou que está próxima e deverá ser divulgada em breve.