Por volta das 8h05 o primeiro Airbus da Latam a realizar operação comercial em Canoas pousou na Base Aérea. Com 173 passageiros a bordo, ele saiu do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
“É uma honra poder fazer parte desse primeiro voo. É uma sensação de complitude, de poder ajudar e contribuir com esse inicio de recuperação do Rio Grande do Sul”, pontua o piloto Glanski Pacheco.
Entre os passageiros, estava a gaúcha CIntia Terra. “Esperamos a água baixar para retomar e tentar reconstruir.”
Até a próxima sexta-feira (31), apenas a Latam terá operações comerciais em Canoas. A partir do próximo sábado (1°), a Azul e Gol também irão oferecer voos com destino a Guarulhos e Viracopos, em Campinas.
Operação emergencial
Com o início da operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas, o embarque e o desembarque de passageiros será feito no ParkShopping. O translado de um ponto a outro será feito por coletivos da Transcal.
A Fraport adaptou um espaço cedido pelo centro comercial para as companhias aéreas realizarem check-in e despacho de bagagens. A entrada acontece pelo piso L2, entrada B pela Avenida Farroupilha. O local já estará aberto a partir das 6h e será fechado após o último voo previsto para o dia.
Azul, Gol e Latam irão atuar no terminal provisório de Canoas. Elas terão voos com destino a três aeroportos de São Paulo e as passagens deverão ser adquiridas diretamente com as companhias.
Quais são as regras do embarque?
De acordo com a Fraport, os passageiros devem se apresentar com três horas de antecedência ao voo e que o embarque será concluído 1h30 antes da decolagem. Após esse período, não será autorizado o ingresso na sala de embarque.
Após todos os procedimentos, os passageiros deverão aguardar por um ônibus onde serão levados até a Base Aérea de Canoas. O trajeto tem cerca de 3,4km e o percurso é realizado em cerca de 15 minutos.
Os passageiros poderão embarcar com um item pessoal e uma bagagem de mão, seguindo as regras de cada companhia. Porém, também é possível realizar o despacho no local conforme a passagem adquirida.
Para a realização do embarque, a Fraport instalou equipamentos de raio-x, portas com detectores de metal e ETD (Explosive Detection Trace) que é utilizado pela Polícia Federal para inspecionar bagagens de mão e passageiros.