15.1 C
Canoas
25 de agosto de 2025

Moradores atingidos pela enchente poderão ter conta de luz isenta até final de 2024

A medida poderá ser anunciada até o final do primeiro semestre de 2024

A conta de energia elétrica para moradores atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul poderá ficar isenta até o final de 2024. A informação foi divulgada pelo diretor-geral brasileiro da usina de Itaipu, Enio Verri, ao Metrópoles. 

O valor, de acordo com o executivo, seria bancado por conta da comercialização de energia da usina Itaipu Binacional. 

Moradores atingidos pela enchente poderão ter conta de luz isenta até final de 2024

“A ideia do Ministério de Minas e Energia, junto à Casa Civil, coordenada, lógico, pelo presidente Lula, é pegar esse recurso e isentar a conta do Rio Grande do Sul, dos mais pobres, e ainda isentar até o final do ano”, informou ele.

Conta de luz isenta até final de 2024: quando a isenção será confirmada?

Na entrevista, Verri destacou que a isenção da conta deverá ser feita via Medida Provisória (MP) e que o texto está em elaboração pela Casa Civil. 

“Ainda é um boneco que está sendo desenhado, mas creio que deve ser muito em breve anunciado, até porque as contas começam a chegar agora às casas das famílias”, disse ele. 

A confirmação do abatimento até o fim de 2024 depende dos cálculos. “Nós temos um valor dado. Pelos cálculos aproximados, é possível que chegue até o final do ano, escolhendo, lógico, dos mais pobres para as maiores contas.”

Verri destaca que o anúncio da isenção deverá ocorrer até o final do primeiro semestre. 

 “Eu creio que isso deve ser anunciado até o final do primeiro semestre. Os estudos estão indo muito bem.”

Mais medidas

Em maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que as distribuidoras não poderão suspender o fornecimento de luz devido à falta de pagamento por 90 dias em 336 municípios que estão em situação de calamidade pública. Para as demais cidades gaúchas, o prazo extra é de 30 dias.

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS