20.2 C
Canoas
07 de setembro de 2024

Câmara de Vereadores abre CPI para investigar atos de Jairo Jorge durante catástrofe

O objetivo é investigar as ações do prefeito Jairo Jorge (PSD) na maior enchente da história da cidade, que atingiu diretamente mais de 140 mil pessoas.

O plenário da Câmara de Vereadores de Canoas aceitou na manhã desta terça-feira (4) o pedido para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O objetivo é investigar as ações do prefeito Jairo Jorge (PSD) na maior enchente da história da cidade, que atingiu diretamente mais de 140 mil pessoas.

O pedido leva a assinatura de sete parlamentares de oposição. São eles Juares Hoy (PP), Airton Souza (PL), Eric Douglas (UB), Leandrinho (PRD), Márcio Freitas (PRD), Jonas Dalagna (PP) e Abmael Almeida (PL).

Os vereadores ainda não chegaram a um consenso sobre o número de vereadores que devem compor a comissão. Os governistas acreditam que deve haver uma proporcionalidade entre todas as bancadas, com 13 parlamentares participando. Já a oposição defende que a Lei Orgânica Municipal estipula que sejam sete parlamentares e que a base não deve participar por ter negado em massa o pedido.

A sessão foi online, graças a alteração assinada por 12 vereadores no dia 3 de junho após manifestação nas dependências da Câmara no dia 28 de maio de 2024, e deve permanecer assim por tempo indeterminado.

Conforme a assessoria de imprensa do Legislativo, na última sessão houveram situações que incluíram tentativas de invasão, manifestações violentas, e lançamento de ovos e objetos contra os prédios da Câmara e da Prefeitura, sendo necessária a intervenção das forças de segurança para conter a situação. Ocasião que impossibilitou a continuidade dos trabalhos.

Em nota, a Câmara de Vereadores garante que a decisão foi tomada diante da necessidade de garantir a segurança de visitantes, servidores, parlamentares e do patrimônio público e segue a legislação vigente. As sessões permanecerão online até que sejam estabelecidos novos protocolos de segurança.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!