20 C
Canoas
20 de agosto de 2025

Câmara de Vereadores abre CPI para investigar atos de Jairo Jorge durante catástrofe

O objetivo é investigar as ações do prefeito Jairo Jorge (PSD) na maior enchente da história da cidade, que atingiu diretamente mais de 140 mil pessoas.

O plenário da Câmara de Vereadores de Canoas aceitou na manhã desta terça-feira (4) o pedido para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O objetivo é investigar as ações do prefeito Jairo Jorge (PSD) na maior enchente da história da cidade, que atingiu diretamente mais de 140 mil pessoas.

Câmara de Vereadores abre CPI para investigar atos de Jairo Jorge durante catástrofe

O pedido leva a assinatura de sete parlamentares de oposição. São eles Juares Hoy (PP), Airton Souza (PL), Eric Douglas (UB), Leandrinho (PRD), Márcio Freitas (PRD), Jonas Dalagna (PP) e Abmael Almeida (PL).

Os vereadores ainda não chegaram a um consenso sobre o número de vereadores que devem compor a comissão. Os governistas acreditam que deve haver uma proporcionalidade entre todas as bancadas, com 13 parlamentares participando. Já a oposição defende que a Lei Orgânica Municipal estipula que sejam sete parlamentares e que a base não deve participar por ter negado em massa o pedido.

A sessão foi online, graças a alteração assinada por 12 vereadores no dia 3 de junho após manifestação nas dependências da Câmara no dia 28 de maio de 2024, e deve permanecer assim por tempo indeterminado.

Conforme a assessoria de imprensa do Legislativo, na última sessão houveram situações que incluíram tentativas de invasão, manifestações violentas, e lançamento de ovos e objetos contra os prédios da Câmara e da Prefeitura, sendo necessária a intervenção das forças de segurança para conter a situação. Ocasião que impossibilitou a continuidade dos trabalhos.

Em nota, a Câmara de Vereadores garante que a decisão foi tomada diante da necessidade de garantir a segurança de visitantes, servidores, parlamentares e do patrimônio público e segue a legislação vigente. As sessões permanecerão online até que sejam estabelecidos novos protocolos de segurança.

Agência GBC
Agência GBC
A Agência GBC é um portal de notícias administrado pelo Grupo Brasil de Comunicação. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a equipe cobra fatos locais, regionais e nacionais.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS