Motoristas que perderam seus carros na enchente que assolou o Rio Grande do Sul no mês de maio, podem pedir reembolso de parte do valor pago no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
De acordo com a Secretária Estadual da Fazenda, o processo é proporcional ao período do ano de 2024. Conforme o órgão, esse é o período em que o proprietário deixou de exercer a posse sobre o veículo.
Porém, é preciso ficar atento: os valores pagos nos períodos anteriores não será devolvido.
Como ter acesso ao reembolso do IPVA?
O dono do veículo deve solicitar a baixa por perda total.
Para quem encaminhar o procedimento?
Conforme a SEFAZ, a orientação é que os motoristas a encaminham o procedimento para acessar o benefício ao Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN).
O que fazer em caso de IPVA parcelado?
Os proprietários de veículos que dividiram o pagamento do IPVA e ainda não efetuaram os pagamentos de abril e maio precisam regularizar a dívida até o dia 28 de junho.
As opções para pagamento, são: o aplicativo IPVA RS, pelo site oficial do IPVA ou em bancos. Banrisul, lotéricas da Caixa Econômica Federal e cooperativas como Sicredi e Sicoob, aceitam o imposto.
Além disso, clientes do Banco do Brasil e do Bradesco podem realizar o pagamento diretamente nesses bancos. Também é possível quitar o IPVA RS utilizando Pix, disponível em mais de 760 instituições financeiras.